Publicidade

Índios Xikrins ganham três novas escolas

As novas escolas Bep-Tum Xikrin, Bep-Karotixikrin e Moiko Xikrin oferecem ensino fundamental com todas as disciplinas determinadas pelo Ministério da Educação e ainda disciplinas específicas, como cultura identidade e língua indígena. Para comemorar, os índios dançaram e cantaram, apresentando um pouco de sua cultura aos visitantes.


As escolas contam com amplas salas de aula, sala de informática, sala de leitura, refeitório e quadra poliesportiva. Ao todo, mais de 30 professores distribuídos nas aldeias. As salas de aula contam com um intérprete. Juntas, as escolas atendem mais de 500 alunos.

A entrega das novas unidades escolares é mais um investimento realizado pela Semed que beneficia alunos e professores com a proposta de oferecer uma educação de qualidade.

O diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Márcio Carneiro, esteve no local representando as autoridades municipais e agradeceu pela receptividade, além de reafirmar o compromisso do governo com o povo indígena. ”A entrega dessas escolas hoje é apenas um dos compromissos que o governo municipal firmou com vocês. Muito obrigada pela parceria”, declarou o diretor.

A guerreira Ngreikati, esposa do vice-cacique da aldeia Odjãã, agradeceu à prefeitura pela ajuda à comunidade. “Estamos muito felizes. Esse governo está ajudando muito, colocou índios para trabalhar nas escolas”, destacou.

Compromisso

Em reunião realizada em fevereiro com a comunidade indígena, a secretária de Educação, Francisca Ciza, se comprometeu em atender a algumas solicitações. Algumas delas já foram atendidas, como a criação do Setor de Educação Indígena; contratação de mais profissionais; contratação de indígenas para prestação de serviços de limpeza; fornecimento de materiais esportivos para futebol e futsal; e legalização e regularização das escolas municipais, com devida constituição de direção escolar e coordenação pedagógica adequada.

Outros compromissos estão sendo providenciados, entre elas a implantação de internet nas escolas; cobertura da quadra poliesportiva; fornecimento de uniforme escolar; reforma do alojamento dos professores na comunidade; e transporte de qualidade para os professores.

Para acesso às fotos, clique aqui.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu