Banner Educar


Inscrições abertas para o Desafio XCM de Parauapebas

Inscrições abertas para o Desafio XCM de Parauapebas

O evento de Mountain Bike terá um percurso de 70 Km e será realizado no dia 28

Para os adeptos de uma boa pedalada, aí vem o primeiro grande evento do ano realizado pela União dos Ciclistas de Parauapebas (UCP). Se trata do I Desafio XCM, que é uma categoria de Mountain Bike caracterizada por ser uma maratona de longa distância.

O evento ocorrerá no dia 28 deste mês e contará com um percurso de 70 quilômetros de muita aventura na zona rural de Parauapebas. A saída será do City Park Tênis Clube, passando pelo Tapete Verde, Ponte do Limão, Palmares II, Espaço Família, Lago do Pirarucu, Morro Vermelho, Palmares I e retornando ao ponto de partida.

O Desafio XCM de Parauapebas contará com quatro categorias: Elite (Masculino e Feminino), Master A e B (Masculino), Esporte (Masculino e Feminino) e Mamutes (Masculino). Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão premiação em dinheiro.

Mas, vale ressaltar que nesta modalidade os atletas precisam ter boa resistência. Afinal de contas, além da longa distância, o percurso conta com serras que exigem bastante preparo.
“As condições geográficas chamam a atenção dos competidores. Será um desafio individual para cada ciclista que busca superar seus limites. Temos boas expectativas para este evento já que no anterior que realizamos, o nosso XCO, mais de 135 pessoas foram inscritas”, destaca Rizzo Mota, presidente da UCP.

A organização esperar contar com cerca de 150 competidores de diferentes cidades e estados se inscrevam pelo site da UCP, que é www.ucppara.com.br. Mais informações pelos telefones 99144-2323 ou 9889 2727.

Ciclismo em Parauapebas

Apesar da estrutura das vias públicas que não oferecem muita segurança aos ciclistas, devido à falta de ciclovias em muitos pontos da cidade, o ciclismo nunca esteve tão em alta na cidade. Segundo Rizzo, no município há mais de 2000 pessoas praticando a modalidade.
“Essa atividade vem tirando muita gente do sedentarismo e está transformando Parauapebas. Hoje os mais de 2000 mil ciclistas em atividade na cidade pedalam constantemente, seja em grupos, sozinhos, todos os dias ou em eventualidades. O certo é que todos nós temos algo em comum, que é gostar de pedalar”, relata Rizzo.

Infelizmente, os ciclistas enfrentam a falta de consciência de muitos motoristas pelas ruas da cidade. E é bom destacar que além do cuidado com o trânsito é preciso que o ciclista se atente ao uso dos equipamentos de segurança, como ressalta Murilo Guimarães, secretário da UCP.
“É ideal usar capacete, roupas refletivas, a bicicleta deve estar com iluminação traseira e dianteira porque tudo isso chama a atenção dos condutores de veículos para a presença de ciclistas nas proximidades. A gente aproveita também para chamar a atenção dos motoristas, pois temos ciclovias na PA-275 e PA-160, mas as pessoas não respeitam. Muitos estacionam na ciclovia e trafegam pela contramão”, conclui Murilo.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!