O objetivo do recrutamento é formar mão de obra nas localidades em que a Vale está presente, buscando promover a qualificação de profissionais na região. Podem participar da seleção candidatos com mais de 18 anos e que possuam ensino técnico completo nas áreas de Mineração, Mecânica, Elétrica e Eletromecânica.

O programa é dividido em duas etapas. Na formação teórica, com duração de três a cinco meses, os jovens estudam em tempo integral em instituição de ensino parceira da Vale, participando de um curso de qualificação técnica. Já na formação prática, durante seis a 12 meses, os aprovados dão continuidade ao seu desenvolvimento por meio de experiência profissional em uma das áreas da empresa.

Na fase de formação teórica, os participantes receberão bolsa-auxílio de R$ 900. Já na fase prática do treinamento, a bolsa é de R$ 1.564 mais os benefícios oferecidos pela Vale a seus empregados.

Processo seletivo
Após a inscrição, os candidatos passarão por outras etapas eliminatórias: provas de Português e Matemática, entrevista com consultoria, avaliação psicológica, dinâmica de grupo, entrevista técnica com gestor e exames médicos, além das avaliações de desempenho nas fases teórica e prática.