Publicidade

Instituo Samurai Zen de Parauapebas foi destaque no Caldeirão do Huck da Rede Globo

Neste sábado (26/07), o Um Por Todos, Todos Por Um, no Caldeirãomostrou quem são os verdadeiros exemplos que estão por aí, escondidos nas comunidades pelo Brasil afora, que mesmo com uma renda pequena, estão sempre pensando em transformar o ambiente onde vivem e ajudar o próximo. Esse é o objetivo do quadro: somar forças para multiplicar o impacto.

Desta vez, Luciano Huck foi a Parauapebas, no Pará, conhecer a história de Adaías e seu projeto, o Instituo Samurai Zen. Ao lado da mulher Edvane, eles montaram uma rede de aulas de balé, capoeira, judô, jiu-jitsu e caratê, a principal atividade do instituto. No total, cerca de 850 crianças são atendidas pelo Instituto.

‘Um Por Todos, Todos Por Um’ estreia e ajuda projeto de skate em SP


O trabalho de Adaías e Edvane tem rendido muitos frutos, especialmente no caratê. No ano passado, a cidade de Parauapebas levou 16 atletas para o Mundial de caratê, na Itália – 12 desses eram do Instituto. Segundo Edvane, eles foram o município que mais medalhas conseguiu, de todas as cidades (do mundo!) que participaram. Neste ano, em Foz do Iguaçu, no Paraná, levaram 28 atletas para um Mundial e voltaram com 27 medalhas. Luciana, uma atleta de 10 anos, foi campeã mundial da categoria 9/10 anos tanto na Itália, em 2013, como em Foz do Iguaçu, em 2014.

Comunidade ajuda professor do sertão a construir centro de treinamento

O Instituto funciona no fundo da casa onde eles moram com Renzo, filho do casal de 5 anos, e o irmão de Edvane, que também é faixa preta em caratê e ensina algumas crianças enquanto não arranja emprego. A construção do galpão, que fica atrás da casa do casal foi feita com um financiamento que Edvane fez e paga com o salário que recebeu da prefeitura. “Quando eu falei pra ele já tinha até contratado os pedreiros, tinha feito todo um mapeamento de como eu queria o galpão aqui dentro. Ele ‘tu é doida, muié?’. Eu disse: ‘tem que ser doido, de doido todos nós temos um pouco.’ tem que ser doida, arriscar”, disse.

Adaías e Edvane ganharam a companhia especial de Ana Botafogo (Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)Grupo Carimbó ganharam a companhia especial de Ana Botafogo (Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu