Publicidade

Mais de 400 alunos da rede municipal de ensino participam do programa ‘Atleta na Escola’

Mais de 400 alunos, de 23 escolas da rede municipal de ensino, participaram na manhã do último sábado (31) da fase municipal do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar”, etapa urbana. O evento, que classificou e premiou os alunos-atletas com os melhores desempenhos na etapa, ocorreu no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio.

Pais “corujas”, amigos, professores e vários diretores acompanharam de perto os atletas durante a realização das provas de corrida de velocidade (75 m), corrida de resistência (1.000 m) e salto em distância. Eles bradaram gritos de incentivo a cada volta e a cada salto e vibraram junto com os atletas em todas as vitórias.

Saraiva publicidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Terezinha de Jesus contou com uma considerável torcida. Só não dar para mensurar o quanto isso influenciou para que ela se tornasse a grande revelação das competições. Seus atletas conquistaram nada menos que cinco troféus: ouro na corrida de 75 m e no salto à distância (masculino); e bronze nas corridas de 75 e 1.000 metros e no salto em distância (femininos).

“Emocionante. Eu não esperava tanto!”. Foi com essas palavras que Vinicius Mendonça Lopes, aluno do 9° ano da Escola Terezinha de Jesus, definiu sua participação no “Atleta na Escola”. Ele participou do salto em distância e da corrida de 75 metros e conquistou as primeiras colocações em ambos. “Hoje percebi que com disciplina, empenho e treino muita coisa é possível”, destaca o jovem atleta.

“Associar esporte e educação possibilita o desenvolvimento integral dos alunos, pois permite o desenvolvimento de competências e habilidades diversas daquelas trabalhadas em sala de aula. As atividades esportivas contribuem para uma maior sociabilidade, disciplina e persistência”, destacou a secretária de Educação, Juliana de Souza.

DEMAIS ETAPAS E FASE ESTADUAL

Segundo Auricélia Barros da Silva, coordenadora do Programa Mais Educação em Parauapebas, depois desta etapa da zona urbana, e ainda este mês, ocorrerão às competições na zona rural e educação indígena. “Depois de concluída as três seleções [zona urbana, rural e indígena] serão classificados 18 atletas para a etapa estadual, que está prevista para o mês de agosto, em Belém”, afirma a coordenadora.

“Ao analisar o desempenho dos atletas nas competições, concluí que estaremos muito bem representados na etapa estadual e provavelmente teremos campeões na nacional”, finaliza Auricélia Silva.

O PROGRAMA
De iniciativa do governo federal e desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o programa visa incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

RESULTADO ATLETA NA ESCOLA – ZONA URBANA

CORRIDA DE VELOCIDADE 1.000 METROS – MASCULINO

ORDEM

ESCOLA

ATLETA

MARCA

CECÍLIA MEIRELES

MARLUS DOS SANTOS MENDES

1,35,00

CHICO MENDES

SHELTON RITCHELLE SILVA

1,37,34

EDUARDO ANGELIM

MATHEUS DE SOUSA

1,38,21

CORRIDA DE VELOCIDADE 1.000 METROS – FEMININO

ORDEM

ESCOLA

ATLETA

MARCA

IRMÃ LAURA

LAIS VITÓRIA ALMEIDA BRITO

1,42,30

OLGA DA SILVA

KALITA VITÓRIA NUNES

1,49,15

TEREZINHA DE JESUS

THAYNÁ MONIQUE MENEZES

1,50,16

CORRIDA DE VELOCIDADE 75 METROS – MASCULINO

ORDEM

ESCOLA

ATLETA

MARCA

TEREZINHA DE JESUS

VINICIUS MENDONÇA LOPES

8,87

CECÍLIA MEIRELES

JOÃO VITOR DO CARMO DA SILVA

8,89

JOÃO PRUDÊNCIO

MATHEUS SILVA PINHEIRO

9,08

CORRIDA DE VELOCIDADE 75 METROS – FEMININO

ORDEM

ESCOLA

ATLETA

MARCA

CARLOS DRUMMOND

MÁRCIA FERREIRA

10,45

EDUARDO ANGELIM

ANA BEATRIZ DE CASTRO

10,47

TEREZINHA DE JESUS

RAIANY MAYARA FARIAS MELO

10,51

SALTO EM DISTÂNCIA – MASCULINO

ORDEM

ESCOLA

ATLETA

MARCA

TEREZINHA DE JESUS

VINICIUS ARAÚJO COSTA

4,59

IRMÃ LAURA

MIQUEIAS FREITAS DE OLIVEIRA

4,57

CECÍLIA MEIRELES

JOÃO MARCUS NUNES DOS SANTOS

4,51

SALTO EM DISTÂNCIA – FEMININO

ORDEM

ESCOLA

ATLETA

MARCA

EDUARDO ANGELIM

EDINALVA CAROL SANTOS

4,00

CARLOS DRUMMOND

MÁRCIA FERREIRA

3,78

TEREZINHA JESUS

THAYNÁ MONIQUE MENEZES

3,60

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu