Publicidade

Manbol é levado à população através de oficinas

O objetivo é difundir o esporte, criado em 2004, que já é conhecido em diversos estados brasileiros, porém, possui federações em apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Em Parauapebas, berço do manbol, o esporte ainda não caiu no gosto popular, sendo agora inserido nas escolas e praças públicas, para que a população conheça e se apaixone pela modalidade esportiva que, segundo seu criador, Rui Hildebrando, é eficaz para estimular todas as funções motoras e beneficiar saúde física e mental.


“São duas bolas. Por isso, se faz necessário usar ao mesmo tempo as duas mãos. Assim, a atividade cerebral entra em dupla ação e a pessoa, além de trabalhar a parte física, queimando calorias, ativa o cérebro, evitando, inclusive, Acidente Vascular Cerebral”, garante Rui Hildebrando, dando conta que o projeto agora é levar para todo o Brasil o esporte.

Um dos passos citados por Rui é fundamentalizar na cidade em que ele se originou. Depois, difundir pelo Pará e, por fim, no segundo semestre de 2019, consolidar a criação de federações em todos os estados brasileiros onde houver adeptos suficientes para concretizar as entidades.

Rui reconhece a resistência ao novo, mas diz acreditar que com o ritmo que vem no próximo ano muitas coisas concretizarão.

O projeto foi uma conquista junto aos poderes Legislativo e Executivo, sensibilizando a Câmara, através dos vereadores Luiz Castilho (Pros), Joel do Sindicato (DEM) e José Francisco Pavão (MDB), que apresentaram emendas parlamentares para que fosse desenvolvida a atividade esportiva na comunidade.

“Além das emendas, foi indispensável a visão do prefeito, que valorizou a prática do manbol, dando-nos a possibilidade de que o fomento chegasse até nós, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para difundir a modalidade esportiva junto à comunidade”, agradece Rui Hildebrando, detalhando que tudo está sendo feito através de 24 oficinas que duram 8 horas cada para toda a população.

 

A oferta do manbol foi realizada na semana passada na Praça de Eventos. No final de semana, as oficinas aconteceram nas proximidades do Lago do Bairro Nova Carajás e também na praça do Bairro Alvorá.

Nos dias 24 e 25, o manbol estará na quadra esportiva em frente ao quartel da Polícia Militar; na próxima semana, na Praça do Cidadão, Bairro Rio Verde, encerrando na semana seguinte na Praça dos Metais.

“Nosso objetivo futuro é levar o manbol a todos os bairros da cidade, ensinando as pessoas a praticar o esporte”, planeja o criador da modalidade esportiva.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

All articles loaded
No more articles to load
Fechar Menu