Banner Educar


Marabá receberá 2ª Mostra Universitária da Canção Paraense

Marabá receberá 2ª Mostra Universitária da Canção Paraense

Trata-se da 2ª Mostra Universitária da Canção Paraense (II MUCANPA), que será realizada de 13 a 15 do próximo mês. Além da música, a mostra também agrega outras linguagens como sarau, grafitagem, cinema e sessões de Skate e BMX, enriquecendo a proposta de integração cultural do evento.

A Mucanpa é uma promoção da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio de sua Pró-reitoria de Extensão (Proex), com as parcerias da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Marabá e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará.

Desde o ano passado que a mostra acontece em Marabá e a proposta da Proex/Unifesspa é que ela seja um evento anual, tendo como principal objetivo a interação entre a Universidade e a comunidade em geral, oportunizando o intercâmbio musical autoral e artístico-cultural entre público e compositores do Pará e da Amazônia. Esse movimento de interação tem como reflexo a valorização e promoção dos talentos no cenário musical paraense e amazônico, divulgando e socializando também pesquisas relacionadas à canção e suas diversas vertentes.

Homenagem
Joãozinho Gomes será o homenageado do Mucanpa este ano pelo seu reconhecimento como um dos maiores poetas e letristas da Amazônia e do Brasil. Além de autor de um livro de poesia, é autor de centenas de letras conhecidas da MPB, como sabor açaí de Nilson Chaves e Você é má, de Zeca Baleiro. Sua obra é recomendada para quem quer conhecer a Amazônia ou entender melhor o que é a beleza na simplicidade.

Confira a programação dos três dias de evento e coloque na sua agenda. Mais informações no http://mucanpa.wordpress.com.

PROGRAMAÇÃO
Dia 13 de novembro:
19 horas – Toca do Manduquinha
Círculo de Diálogos: “A canção na Amazônia”, com Neuber Uchoa [Músico e Compositor], Joãozinho Gomes [Poeta e Letrista], Rafael Lima [Músico e Compositor].
Mediador: Bruno Malheiro [Diretoria DAI-PROEX].

Shows Musicais
Toca do Manduquinha: Bruno Sapulha, Bruno Malheiro, Diego Aquino, Rafael Lima e Neuber Uchoa.

Dia 14 de novembro

16 horas – Biblioteca Orlando Lima Lobo
Círculo de Diálogos: “O Rock no Pará: lugares e (r)existências”, com Geraldo Capilé [Músico e Psicólogo], Patrick Oliveira [Mestrando PDTSA/UNIFESSPA] e Gerson Costa [Músico e Compositor – Babyloids].
Mediadora: Keila Monteiro [Mestre em Ciência das Artes].

16 horas – Biblioteca Orlando Lima Lobo
Oficina: Elaboração de instrumentos de percussão: encontros musicais Brasil e África, com Jaime Rodrigo [professor da UFRRJ].

18 horas – Toca do Manduquinha
Círculo de Diálogo: “A Canção Paraense e a Diversidade”, com Henry Burnnet [Doutor em Filosofia, Músico e Compositor] e Tony Leão da Costa [Doutor em História da Música].
Mediador: Clei Souza [Mestre em Estudos Literários].

21 horas – Toca do Manduquinha
Circuito Cultural: Feira das Artes e Escambo Cultural / Grafitagem Luhan Gaba / Sessão Skate e BMX: União das Tribos / AMASK – Associação Marabaense de Skate]

Shows Musicais
Cláuber Martins, Henry Burnett, Banda Prima-Matéria, Bruno B.O e Banda Babyloyds.

Dia 15 de novembro

16 horas – Cine Marrocos
Círculo de Diálogo: “Hip Hop, Reggae e Resistência Popular negra”, com Bruno B.O [Músico e Mestre em Ciências Sociais] e Teo Simões [Dj Mangue Roots].
Mediador: Evandro Medeiros [DAI-PROEX].

20 horas – Cine Marrocos
Universarau (performance poética) e Lançamento do livro de poemas Perifeérico, de Renato Torres [músico, poeta e artista plástico].

21 horas – Cine Marrocos
Exibição do filme “A Ilha”, de Mateus Moura.

22 horas – Toca do Manduquinha
Circuito Cultural: Feira Cultural e Escambo das Artes / Sessão Skate e BMX: União das Tribos / [AMASK – Associação Marabaense de Skate] /

22h30 – Toca do Manduquinha

Shows Musicais
Toda Reggae, Banda Folha de Concreto, Banda Soul Blues, The Tumps, Banda Feios Sujos e Malvados e Buscapé Blues.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!