Publicidade

MC Lobato e Josberto Girão recebem títulos de ‘Cidadão Honorário’ na Câmara Municipal

Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (11), o carateca Josberto Rocha Girão e o profissional da comunicação Antônio Marcos Lobato Monteiro, popularmente conhecido como “MC Lobato”, tornaram-se “Cidadãos Honorários” de Parauapebas.

Girão


Considerado percursor do caratê em Parauapebas, voltado para crianças e adolescentes carentes, Josberto Girão foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário por meio do Decreto Legislativo nº 11/2018, de autoria do vereador Marcelo Parcerinho (PSC).

Natural de Morada Nova (CE), Girão chegou à região em 1984, antes mesmo da emancipação de Parauapebas. Foi na década de 1980 também que começou a estudar artes marciais e tornou-se mestre em caratê no Brasil.

Ficou conhecido na cidade não somente pelos títulos de bicampeão brasileiro, hexacampeão Norte e 29 vezes campeão estadual de caratê, mas também pela criação dos primeiros projetos sociais no município, gerando oportunidades para famílias sem condições de pagar mensalidades, possibilitando acesso ao ensino e ao esporte.

Juntamente com o irmão Angelberto Girão, fundou a Associação Girão de Artes Marciais (Agam). O projeto atende mais de 400 crianças e adolescentes nas atividades de caratê, capoeira, muay thai, futebol, voleibol e inglês.

Ao entregar o “Título de Cidadão Honorário” para Girão, o vereador Marcelo Parcerinho enalteceu a atuação do esportista.

“É o mínimo que esta Casa pode fazer por uma pessoa que há mais de 30 anos vem se dedicando à comunidade de Parauapebas, tirando crianças e adolescentes da ociosidade, das drogas e até de uma delegacia ou cemitério. Então, esta Casa, não só o vereador Parcerinho, lhe entrega essa singela homenagem. Você é mais do que merecedor”, enfatizou.

Girão agradeceu Parcerinho e os demais vereadores pelo reconhecimento e relatou que é muito feliz por contribuir com a educação de tantas crianças e jovens. Ressaltou o trabalho da Agam e das demais entidades que fazem um trabalho social no município.

 

“A gente vem de uma estrada longa cuidando de projetos sociais na cidade. Parauapebas tem um crescimento populacional que causa grandes impactos sociais em áreas periféricas que o poder público não consegue alcançar e essas entidades têm feito um trabalho em conjunto com as secretarias de Esporte, de Assistência Social e a Câmara, através das emendas. Assim, conseguimos levar não só o esporte, como educação e cultura até onde o governo não consegue alcançar. Esse título vem para somar, para reconhecer que a gente está no caminho certo”, destacou.

Mc Lobato

Antônio Marcos Lobato Monteiro foi homenageado com o ‘“Título de Cidadão Honorário” por meio do Decreto Legislativo nº 13/2018, de autoria do vereador Zacarias Marques (sem partido).

MC Lobato nasceu no dia 20 de novembro de 1975, em Belém (PA), e mora em Parauapebas há 14 anos, onde construiu uma trajetória marcada por trabalho em eventos e como radialista da Rádio Arara Azul FM.

 

Na justificativa da proposição, Zacarias informou que MC Lobato inovou na realização de eventos no City Park Tênis Clube, na antiga boate Pirâmide Music e à frente do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC), de forma determinante para o desenvolvimento cultural da cidade. O vereador destacou ainda que o homenageado sempre foi dono de uma criatividade e carisma inigualáveis, sendo muito querido pela população desta cidade.

“Temos o papel de reconhecer e valorizar as pessoas. Muitos podem alegar que não é um pioneiro na cidade, mas ele tem feito um trabalho de destaque pelo crescimento cultural de Parauapebas. Lobato é uma pessoa que chegou aqui e conquistou um meio, através de sua alegria, profissionalismo e versatilidade”, relatou Zacarias Marques.

Mc Lobato agradeceu pelo título e a todos que contribuíram com seu trabalho no âmbito cultural e social de Parauapebas.

“A gente sempre teve a ideia de contribuir com a formação cultural de todas as pessoas aqui da nossa cidade, transformando os lugares em locais descentes. Mas o mais importante nesses 14 anos de Parauapebas é o trabalho social feito voluntário e de coração, sem pedir nada em troca àquelas pessoas que um dia bateram a porta da rádio. Os vereadores aqui sabem, até porque já ajudaram e olha que foram muitas pessoas. Muitos não sabem, porque nunca divulgamos: nossa intenção não era fazer propaganda, minha intenção sempre foi ajudar, estender a mão. Agradeço a todos que ajudaram, porque nunca fiz nada sozinho”, contou MC Lobato.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu