Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MDB Pará confirma Helder Barbalho para candidato ao governo do estado

Ex-ministro da Integração Nacional foi aclamado por filiados em convenção do partido neste sábado (4), em Belém. Candidato a vice na chapa é o deputado federal Lúcio Vale

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Pará confirmou, em convenção estadual da legenda neste sábado (4), em Belém, o nome de Helder Barbalho como candidato ao governo do Pará nas eleições 2018. O ex-ministro da Integração Nacional, foi aclamado por filiados que participaram do evento, no Ginásio do Sesi. O candidato a vice na chapa é o deputado federal Lúcio Vale (PR).

Em seu discurso, Helder destacou o abandono do Pará por parte do governo do estado. “O abandono é lamentavelmente a realidade do nosso estado do Pará, e nós não podemos mais admitir isso. É para mudar essa realidade que estamos juntos, porque o povo tem o direito de ter um governo presente todos os dias do ano, olhando pelos municípios, pela educação, pela segurança, pela saúde”, destacou.  “É com muito trabalho e presença, que vamos devolver o estado que cada paraense quer e sonha”, concluiu.

O candidato a vice-governador Lúcio Vale, falou sobre a importância da caminha ao lado de Helder. “Hoje é um dia muito especial, dia em que começa uma caminhada de muita importância para mim, para você e para o povo do Pará”, disse. Lúcio também ressaltou a relação da população com os projetos do governo. “Um governo onde a população possa sentir as políticas públicas, a saúde, a educação e a segurança, um governo presente”, ressaltou.

Em a sua chegada, Helder recebeu e conversou com imprensa e esteve acompanhado da família, do senador Jader Barbalho, da deputada federal Elcione Barbalho e do deputado federal e candidato a vice-governador, Lúcio Vale, quem também esteve acompanhado da família. Além das autoridades políticas e partidárias, quase 8 mil pessoas em caravanas dos interiores do Estado que se fizeram presentes.

O senado Jader Barbalho em seu discurso agradeceu a presença de deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores presentes. Jader também destacou a grandiosidade da convenção. “Quero agradecer os deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores aqui presentes. Quero também dizer que estou em mais uma convenção, mas está é a maior festa das convenções que já compareci”.

A coligação está formada com os partidos PR, PTB, PSD, PP, PSL, PSDC, PRTB, PSC, PHS, PMB, PODE -Podemos, PROS, AVANTE, PTC e PV. Atualmente o MDB tem a maior representação de lideranças políticas no estado, como na Assembleia Legislativa e grande parte das prefeituras paraenses.

Biografia

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, no dia 18 de maio de 1979. É o presidente em exercício do MDB no Pará. Graduou-se em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. É pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.

No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos. No Legislativo Estadual, apresentou projetos direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Presidiu e foi relator da Comissão de LDO, PPA e LOA.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008, se ausentou da presidência da entidade para concorrer novamente à eleição em Ananindeua, na qual foi reeleito, no 1º turno, com 93.493 mil votos. Em 2011 foi reeleito por unanimidade para continuar à frente da Famep, presidindo a entidade até abril de 2014.  Em 2012 assumiu a vice-presidência do MDB Pará.

Ainda em 2014 concorreu ao cargo de governador do Estado do Pará. Ganhou o primeiro turno com 49,8%, equivalente a 1.795.992 votos. No segundo turno, com 48,08%, equivalente a 1.721.479 Helder foi o segundo colocado. Em seu plano de governo, apresentou propostas aos paraenses de um projeto de desenvolvimento consolidado para o Pará.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, de janeiro de 2015 a outubro de 2015. Foi ainda ministro da Secretaria Nacional dos Portos, no período de outubro de 2015 até abril de 2016. E esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, uma das principais pastas do Governo Federal, de 12 de maio de 2016 até 6 de abril de 2018.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário