Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MINERAÇÃO: S11D começa a tirar Prefeitura de Canaã da ‘pindaíba’

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) acaba de ‘jogar’ nas contas das prefeituras a cota-parte dos royalties de mineração. Canaã dos Carajás, que vinha amargando penúria extrema, bate o recorde dos recordes para um mês: R$ 5,78 milhões. É o maior valor já recebido pela prefeitura local. Isso se deve ao impacto S11D. E olha que o projeto está operando apenas com 15% de sua capacidade.

O jornalista e engenheiro de minas André Santos já havia previsto, em diversos textos (veja o primeiro deles, em 2013, aqui, que a reviravolta de Canaã (que tem o projeto Sossego em finalização nos próximos anos) dar-se-ia a partir do start-up de S11D. E está acontecendo. Muita gente, inclusive da prefeitura, duvidou, talvez para esconder o jogo e não ter de dar satisfação pública do dinheiro.

Com o avanço da lavra nos blocos (D, C, B e A) da Serra Sul e a exaustão dos corpos de Serra Norte, estes em Parauapebas, a Prefeitura de Canaã tornar-se-á o maior receptáculo de royalties de mineração do Brasil. Resta saber como será a administração da quantia recebida hoje e dos tantos milhões que vêm pela frente.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário