Publicidade

Mobilização Urbana: Obras devem melhorar trânsito em Parauapebas

O intenso fluxo de veículos na Rodovia Municipal Faruk Salmen, no percurso entre a Rua A no bairro Cidade-Nova, e a Delegacia no Jardim Canadá, tende a reduzir consideravelmente com as obras de ampliação e interligação das ruas Belém e 16 a rodovia. As duas vias serão novas opções de rotas para os condutores.

De acordo com Lucas Carvalho, engenheiro do departamento de infraestrutura da Secretaria Municipal de Obras (Semob), todas as obras são de qualidade. “Aqui na ligação da Rua Belém à Faruk Salmen, por exemplo, estamos colocando ao invés de manilhas, as aduelas, pois a vazão da água aqui é muito forte e essa é a melhor opção para drenagem. São 200 metros que vão ficar por baixo da avenida”, destaca o engenheiro.


Quanto à ampliação da Rua 16, quatro imóveis foram desapropriados para a execução da obra. Mais de 20 máquinas atuam no processo de terraplanagem da área que já teve o levantamento topográfico todo realizado.

Outra via que vai contribuir para diminuir o fluxo de veículos nas avenidas principais é a interligação da Avenida A, no bairro Beiro Rio II com a Rua Perimetral Oeste, localizada no Beiro Rio I. Todas essas obras integram um conjunto de ações do governo municipal que visam melhorar a mobilidade urbana em Parauapebas.

Recuperação de vias e pontes
Ainda com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no município, outras ações de infraestrutura estão sendo realizadas tais como a revitalização da Rua Santa Maria, no bairro da Paz e a substituição de pontes de madeira, no bairro Caetanópolis por estruturas de concreto.

A dona de casa Jucilene Alves de Sousa, que mora na Rua Santa Maria há 11 anos, destaca a importância do serviço que está realizando no local, tanto para os motoristas que utilizam o percurso quanto para os moradores. “Já tive que subir duas vezes a altura da minha calçada por aqui sempre entra água da rua depois das chuvas, com esse serviço que estão fazendo isso não vai mais acontecer”, destaca Jucilene Alves.

Lucas Carvalho explica que na avenida estão sendo feitas obras de drenagem, com implantação de manilhas em alguns pontos assim como estruturação de bocas de lobo. Além disso, as calçadas ao longo da avenida também estão sendo construídas.

Outra localidade que já está recebendo os serviços de infraestrutura é o bairro Caetanópolis, com a limpeza de canal, implantação de aduelas e substituição de pontes de madeira, deterioradas pelos mais de 15 anos de uso, por estruturas de concreto.

Reportagem: Karine Gomes / Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu