Publicidade

Moradores denunciam má qualidade da água fornecida pelo Saaep

Continua a novela do “caso Saaep”. Em cada bairro as semelhanças não são meras coincidências, de onde pessoas sempre fazem reclamações constantes que chegam à redação do Portal Pebinha de Açúcar, à procura de soluções para os diversos casos.

Na manhã desta quinta-feira (22), um morador do Residencial Alto Bonito fez contato com nossa equipe de reportagens, dando conta da situação em que vive a população daquele conjunto habitacional, onde, segundo ele, a água chega inadequada para o consumo e também para o uso.

Saraiva publicidade

“Para beber não serve, por causa do cheiro e do gosto. Tudo o que a gente cozinha fica com gosto de lama. Se lava a roupa, ela fica pior do que quando estava suja. Tomar banho com água sentindo o horrível cheiro é impossível. Assim, a água que recebemos não está servindo para nada”, denuncia o morador, que diz passar o dia em seu local de trabalho, no Bairro da Paz, onde afirma que a água chega também no mesmo estado que recebe em sua casa.

De acordo com o morador, já ouviu do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) que o problema está na falta de insumo, o que nasce no denunciante a indagação: “Como pode faltar insumos com tanto dinheiro que o Saaep arrecada e mais o que tem nos cofres da prefeitura? Será que o problema está na falta de insumos ou na falta de gestão”.

Por fim, o morador sugere que seja fornecida água direta do Rio Parauapebas, pois, em sua avaliação, é de melhor qualidade do que a que tem recebido.

Mas não são apenas estes bairros que têm passado por situação semelhante. Moradores dos diversos logradouros têm se queixado do mesmo problema, não tendo, no entanto, recebido resposta do órgão, no sentido de solucionar o problema.

Ao invés disto, a autarquia garante que, apesar do cheiro e cor, o consumo da água não prejudica a saúde da população.

Confira a nota emitida pelo Saaep, que nos foi enviada pelo próprio coordenador da autarquia, Sérgio Balduíno:

“Tivemos um problema há duas semanas com gosto e odor na água. Esses problemas foram ocasionados pela presença de algumas algas (cianobactérias) que, apesar de inoculadas com a ação do cloro, seu residual gerou esse gosto e cheiro. Fizemos os ajustes necessários nas Estações de Tratamento de Água para eliminar o problema, inclusive, com a limpeza dos nossos reservatórios. Para quem ainda estiver sentindo reflexo desse problema, pedimos para verificar se a ocorrência é na água que chega na casa junto ao hidrômetro ou se é a água depois de passar pela caixa, pois a maioria dos casos que estão nos relatando diz respeito à água depois que passa pela caixa, fazendo-se necessária a limpeza do reservatório da residência. A limpeza do reservatório do Alto Bonito está programada para este final de semana”.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

All articles loaded
No more articles to load
Fechar Menu