Publicidade

Moradores do “Alto Bonito” interditam portaria de acesso à Carajás por 10 horas

Cerca de 200 moradores da invasão denominada “Alto Bonito”, conhecida também como “Morro do Chapéu” interditaram por mais de dez horas nesta quarta-feira (10), a portaria que dá acesso às minas e ao Núcleo urbano de Carajás.

Os moradores afirmam que não estão de acordo com um programa habitacional da Secretaria Municipal de Habitação de Parauapebas (SEHAB), que pretende retirar mais de mil famílias do “Alto Bonito”, para que posteriormente apartamentos verticais sejam construídos na área e entregues às famílias que foram cadastradas.


Em declarações prestadas à reportagem, Ana Cláudia da Silva Nunes, que reside no “Alto Bonito” a mais de cinco anos, afirmou estar indignada com a ação da prefeitura de Parauapebas. “O prefeito nos prometeu ainda na época da eleição que não ia nos tirar daquela área, e que iria apenas fazer melhorias, e agora depois que ele ganhou, quer nos tirar a força de lá. O povo quer saber se ele é um homem de palavra, ninguém veio aqui para fazer bagunça e nem agredir ninguém. Não aceitamos a proposta da Secretaria de Habitação, afinal, já temos a nossa casa, o que queremos é melhorias no nosso bairro e não sair de nossas casas”, relatou a dona-de-casa.

Polícia foi acionada
De acordo com informações repassadas à nossa equipe de reportagem pelos manifestantes, homens da Polícia Militar foram enviados ao local para desobstruir as pistas, porém, houve um principio de confusão e por este motivo a Polícia se retirou do local onde os populares protestavam contra as decisões anunciadas pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, que tem como titular da pasta a senhora Maquivalda Aguiar, que diga-se de passagem, vem tendo uma rejeição muito grande desde o início de seus trabalhos na SEHAB.

Fim da manifestação
Era por volta das 11h30min quando o vereador Bruno Soares (PP) chegou ao local da manifestação e iniciou uma negociação juntamente com o Comandante da Polícia Militar, Mauro Sérgio, para que a Portaria de Acesso à Carajás fosse desobstruída pelos manifestantes.
Depois de muita negociação, a Portaria de Acesso à Carajás foi finalmente liberada por volta de 13h00min. Na oportunidade, o vereador Bruno Soares convidou uma comissão de moradores do “Alto Bonito” e os levou para a sala de reuniões do gabinete do prefeito de Parauapebas, onde os mesmos foram recebidos em uma reunião com o Chefe de Gabinete do prefeito, Sr. Omar, o Juiz Dr. Líbio, Coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Pedro Jacques, Secretária de Habitação, Maquivalda Aguiar, Defensor Público, Rafael Barra, Ouvidora Municipal, Neuracy Pereira Braga, Procurador Geral do Município, Hugo Moutinho e o vereador Bruno Soares que convocou a reunião.

Os encaminhamentos da reunião foram os seguintes:

• Dia 18 de julho será realizada uma reunião entre a comissão dos moradores do Alto Bonito com o prefeito, vice-prefeita, Defesa Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Legislativo;

• Será constituída uma comissão de moradores das áreas dos bairros Nova Esperança e Bairro dos Minérios, que se reunirá com a Secretária de Habitação Maquivalda Aguiar em data a ser agendada;

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu