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Moradores do WTorre reclamam de suposto abuso nas cobranças de energia elétrica

Moradores do WTorre reclamam de suposto abuso nas cobranças de energia elétrica

Moradores do Bairro WTorre (Apoena) reclamam de valores abusivos e inexplicáveis impressos nas contas de energia elétrica. Um dos reclamantes é Nivaldo Valente de Moraes, denunciando que a Celpa não faz leitura nos relógios naquele bairro e vem cobrando a média, enganando os consumidores.

Ainda de acordo com Nivaldo, quando menos se espera a concessionária fatura todo o acumulado. “Minha conta subiu 600%”, reclama Nivaldo, quantificando que a fatura saltou de R$ 150 para R$ 988.

Segundo o consumidor, reclamar não resolveu, pois ele e outros moradores daquele bairro já foram à Celpa reclamar e a cobrança continua acontecendo. Como agravante, Nivaldo Moraes diz que foi colocado um segundo parcelamento, ou seja, está pagando conta com 2 parcelamentos por incompetência da empresa.

Nivaldo acrescenta que uma cobrança remanescente apareceu em sua conta e a explicação que recebeu da Celpa é que o leiturista não havia anotado o consumo por completo e por isso seria incluso nas próximas contas parceladas a título de ajuste de consumo. “Não temos culpa dos leituristas não fazer o trabalho como se deve. Agora a gente fica em uma situação difícil, pagando contas para as quais não planejamos”, reclama Nivaldo Moraes.

Mas ele não é o único a reclamar da política de cobrança praticada pela concessionária de energia elétrica. São tantas as reclamações que a empresa realiza constantes campanhas de negociações para facilitar o acesso dos clientes que, além de parcelamento, buscam orientação para entender o motivo das altas de taxas que chegam nos boletos, também chamados de conta de luz.

 

Outro lado – A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Celpa, pedindo esclarecimentos a respeito do caso. A concessionária de energia elétrica, prontamente, enviou nota esclarecendo todos os pontos citados pelo cliente.

Nota na íntegra “A Celpa esclarece que atende a todos os requisitos previstos na resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Portanto, todos os processos são regulados e feitos sob o que estabelece a legislação. O ajuste de faturamento é referente à quantidade de vezes que a unidade foi faturada por estimativa ou pelo custo de disponibilidade devido algum tipo de impedimento técnico.

De acordo com o que determina o Artigo 113 da resolução 414/2010 da Aneel, a concessionária deve parcelar o pagamento em número de parcelas igual ao dobro do período apurado ou, por solicitação do consumidor, em número menor de parcelas, incluindo-as nas faturas de energia elétrica subsequentes.

Vale destacar que a Celpa trabalha de forma transparente, respeitando o direito do consumidor e, acima de tudo, primando pelos valores éticos e dedicação ao cliente e, quando identifica qualquer situação de erro em algum procedimento de sua responsabilidade, não tem nenhum constrangimento em reconhecer e corrigi-lo.

Por fim, no caso de dúvidas em relação ao valor da conta de energia, o cliente deve buscar informações por meio dos canais de atendimento 0800 091 01 96, na internet no site www.celpa.com.br, pelo aplicativo da Celpa, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets, além das agências de atendimento presencial”.

Reportagem: Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

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