Publicidade

MUDANÇAS NA SAÚDE: Coutinho apresenta equipe em coletiva de imprensa

Com o desejo de combater o nepotismo e os altos salários pagos na saúde pública de Parauapebas, José Das Dores Couto, o Coutinho, foi empossado na segunda-feira, 18, como novo titular da Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (SEMSA).

Nesta quinta-feira, 21, acompanhado de sua equipe, Coutinho concedeu entrevista coletiva à imprensa local, quando falou, entre outros assuntos, da regionalização do HGP – Hospital Geral de Parauapebas, que se dará com a implantação do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Carajás (CIS Carajás). “Isso se dará a longo prazo e dependerá do governo do estado, dos prefeitos e das câmaras dos municípios envolvidos”, detalhou Coutinho, dando como algo de muita discussão política,  já que na atual situação econômica, destinar qualquer percentual para manter a parceria no consórcio representa muito.


Outro ponto de indagação na coletiva de imprensa foi sobre o nepotismo que permite a contração dos “apadrinhados” ou parentes de vereadores ou outros agentes públicos com mandatos diversos. Quanto a isto, Coutinho deixou claro que está fazendo levantamento e qualquer indício de ocorrência como os citados, será o servidor afastado da função.

Assunto de escândalo na saúde pública em Parauapebas nos últimos meses são os altos salários de servidores da saúde, qualificado como ‘sangria dos recursos da saúde pública’. “Já estamos fazendo levantamento e corrigiremos este problema, mesmo com as resistências que, certamente, encontraremos. Não tenho nada contra que as pessoas sejam bem remuneradas, mas cada profissional receberá de acordo com o trabalho feito”, mensurou Coutinho.

O novo Secretário de Saúde de Parauapebas reconheceu as dificuldades que enfrentará, mas diz confiar em sua equipe técnica e planeja que, aos poucos, irá detectar as deficiências e vícios e, dentro do prazo possível, resolver cada uma delas. “Saúde é prioridade inadiável. Veja que se um trator deixar de arar a terra, não provoca morte imediata de vidas. Porém, se algo falhar por alguns segundos em uma unidade de saúde, vidas poderão ser perdidas”, compara Coutinho, que após apresentar sua equipe se pôs à disposição para servir a população com serviços à altura do que é preciso.

Confira os nomes dos profissionais que fazem parte da nova equipe de Coutinho e as respectivas funções a serem desenvolvidas na Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas:

• Terezinha Guimarães – Secretária Adjunta;
• Médico Célio Kennedy – Diretor Geral do HGP;
• Elizete Xavier – diretora de Regulação e Controle;
• Vanusa Dias Duarte– Planejamento;
• Diellin Michelli – Diretora da Vigilância em Saúde;
• Enfermeiro Manoel – Diretor de Média e Alta Complexidade,
• Gleide Lacerda – Diretora da Atenção Básica,
• Kelia Nakay – Diretora de Gestão;
• João Alves – Contabilidade;
• Eli Areias – Diretor Administrativo.

 

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu