Publicidade

Mulheres de Palmares Sul são beneficiadas com curso de babá

Cuidar de crianças não só virou profissão como tem exigido cursos de aperfeiçoamento. Em razão dessa necessidade, a Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Fórum Nacional, ofereceu o Curso de Babá às profissionais que atuam na Creche Passo a Passo, localizada na Comunidade de Palmares Sul.

Vinte e duas mulheres participaram do curso, realizado no período de 27 a 31 de janeiro com carga de 40 horas, e aprenderam de forma prática sobre os conceitos e características da babá, noções de primeiros socorros, técnicas de relaxamento de bebês, troca de fraldas e como alimentar as crianças.


“Ensinamos também como o alimento e o soro caseiro devem ser preparados, sobre noções básicas de higienização, como dar banho, cuidar da roupa da criança e das brincadeiras certas para cada idade”, destaca Andreia Lima, presidente da ONG.

Para Valdinei Moreira dos Santos, que será avó de gêmeos, o curso foi muito importante e todo o conhecimento adquirido será empregado com o nascimento de seus netos. “Penso que vou cuidar de meus netos totalmente diferente da criação dos meus filhos, pois tudo que aprendi aqui será muito útil”, afirma.

Há um ano trabalhando na creche, Francisca Maria de Oliveira diz que o mais interessante do curso é saber o momento certo para cada atividade junto à criança. “Aprendi sobre a importância de se adotar uma rotina para cada ação: o horário certo para alimentar e para as brincadeiras”, conta.

Ozangela Rodrigues da Silva, diretora do estabelecimento, informa que o curso foi solicitado a partir da crescente demanda de crianças matriculadas na creche. “Atendemos a 100 crianças, com idades de 0 a 4 anos. Pra mim, o curso permitiu uma formação melhor às mulheres, tirou dúvidas e esclareceu muito sobre os cuidados necessários aos pequenos”, diz.

A secretária municipal da Mulher, Terezinha de Jesus, destacou que o objetivo é estender essas capacitações a outras comunidades. “Estamos realizando a certificação e estou muito feliz em oferecer esse curso às mulheres de Palmares. Com esse certificado, elas podem ingressar no mercado de trabalho, pois o curso de babá é muito procurado em Parauapebas. Vamos olhar com mais carinho e atenção às necessidades de cada comunidade para agirmos pontualmente”, reforça, acrescentando que essa é uma das várias ações de governo que serão desenvolvidas pela Semmu neste ano.

Reportagem: Jéssica Borges / Foto: Anderson Souza

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu