Publicidade
Canaã dos Carajás

Municípios do Sudeste do Pará discutem soluções para mobilidade urbana

O curso que está sendo ministrado por especialistas do setor, servidores federais e parceiros do Ministério das Cidades é um projeto piloto que servirá de base para a elaboração do módulo à distância, com o qual se pretende atingir todo o território nacional

Gestores públicos, técnicos e conselheiros municipais de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás estão participando do Curso de Mobilidade Urbana, promovido pela Fundação Vale, em parceria com o Ministério das Cidades e UNESCO. O objetivo é dar suporte técnico aos municípios na elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana em atendimento à Lei 12.587/12.

A Fundação Vale em parceria com o Ministério das Cidades disponibilizarão assistência técnica para os municípios concluírem seus Planos de Mobilidade Urbana até 2015.

Martha Martorelli, analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, destacou a importância dos municípios paraenses se anteciparem com relação ao assunto. “Um dos fatores da mobilidade urbana é pensar no futuro, mesmo que algumas cidades aqui representadas não contem ainda com transporte coletivo. É necessário planejar desde já, porque é uma realidade que logo irá acontecer por conta do crescimento da região”, ressalta a analista. A secretária adjunta de Planejamento, Simonia Caetano, concorda e reforça que o assunto merece toda a atenção. “Planejar é ter um resultado final, é alcançar metas e isso só é possível quando temos conhecimento e capacitação técnica. Estamos na luta para termos cidades melhores”, afirmou.

Planejamento Urbano Integrado

A mobilidade urbana começou a ser discutida no Sudeste do Pará no ano passado com a realização do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, onde cada município participante deu inicio as atividades compartilhando realidades, mapeando problemas e planejando soluções.

O tema faz parte da área de Desenvolvimento Urbano da Fundação Vale, que busca conciliar crescimento econômico com desenvolvimento urbano e social nos territórios onde a empresa mantém suas operações. O objetivo é apoiar ações e projetos de forma a contribuir para o aprimoramento das capacidades de planejamento e gestão das cidades, disponibilizando assistência técnica e capacitação para que os municípios otimizem seus investimento em infraestrutura e aprimorarem seus instrumentos de planejamento urbano.

Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!