Publicidade

No dia da eleição, muitos eleitores não sabem locais de votação

Apesar das campanhas feitas pela Justiça Eleitoral através do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cujo objetivo era orientar os eleitores a respeito da mudança de endereço de suas sessões eleitorais, muitos eleitores estão confusos.

A mudança ocorreu, de acordo com informações vindas do Cartório Eleitoral, devido o aumento no número de eleitores, sendo, por isso, necessário a criação de mais uma Zona Eleitoral; assim, além da Zona 75ª, Parauapebas passou a contar com a Zona 106ª. “As mudanças foram anunciadas por vários meses, sendo mostradas as sessões de quais as escolas iriam sofrer alteração nos endereços”, explicou Lorena Carla, chefe de Cartório da 75ª Zona Eleitoral, dando ainda por opções o acesso ao site do TRE onde contém as informações a respeito do eleitor.


Ainda de acordo com Lorena Carla, a apresentação do título não é necessária, desde que o eleitor saiba qual seu local de votação, podendo apenas apresentar um documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS). Outra opção dada pela justiça eleitoral é o Título Digital, visualizado através do uso do aplicativo E-título, disponível para aparelhos com tecnologia ios ou android.

 

“Se o eleitor tiver feito o recadastramento biométrico, aparece a foto no título digital, assim, não é necessário a apresentação de nenhum outro documento. Porém, se não tiver feito o recadastramento biométrico é necessário apresentar o documento de identificação”, explica Lorena, contando que para auxiliar os eleitores, o TRE disponibilizou nos murais das escolas lista de nomes de eleitores e locais de votação; mas, cada escola conta apenas com a lista daquele local.

Também com o objetivo de tirar dúvidas dos eleitores em relação aos locais de votação, à regularidade do título, a justificativa eleitoral, o voto em trânsito, entre outras, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) disponibiliza para a população o Disque-eleitor, através do 0800-0919101.

O número está disponível desde o dia 17 de setembro e hoje, dia das eleições, atenderá até às 17h00. Já no 2º turno (este se houver), o 0800-0919101, atenderá dos dias 22 a 28 de outubro.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu