Banner Educar


Número de vendedores ambulantes aumenta na Praça do Cidadão

Número de vendedores ambulantes aumenta na Praça do Cidadão

Para quem transita ou trabalha nas proximidades da Praça do Cidadão, no bairro Rio Verde, já está acostumado com a movimentação e ações de vendedores ambulantes que ocupam boa parte do local para poderem ser vistos e venderem seus produtos, artigos estes que vão de CD’s, DVD’s a produtos importados como bonés, relógios e bijuterias em geral.

Na praça, além desses produtos é possível notar também pessoas vendendo gêneros de alimentos, como caldos, pastéis e cachorros quentes dos mais variados tipos.

O que se pôde perceber nos últimos meses foi o aumento considerado de vendedores ao longo da praça, assunto este que divide opiniões por parte de quem passa por ali. Alguns acham positivo, pelo fato de ser uma oportunidade para pais de família que na sua maioria perderam seus empregos formais ao longo de 2016, possam levar uma renda extra para casa. Por outro lado, se ouve reclamação de alguns populares, pois segundo eles, o número de vendedores ambulantes atrapalha o direito de ir e vir de quem passa pela praça.

Em conversa com alguns vendedores espalhados por ali, a reportagem pôde constatar que em sua grande maioria, eles esperam ser assistidos pela a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), através de algum projeto que possa os encaminhar para outro local que possua visibilidade para ser exposto os respectivos produtos.

Com a grande movimentação de vendedores em geral, pouco a pouco um dos mais bonitos cartões postais de Parauapebas vem sendo tomado pelos coloridos dos guarda-sóis e carrinhos cheios de artigos importados ao longo do espaço público, o que se espera é a agilidade para que a situação possa ser resolvida e com a facilidade para ambas as partes.

Apesar dos vendedores ambulantes estarem querendo receber algum tipo de assistência por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, vale ressaltar que há cerca de seis anos, a Prefeitura Municipal de Parauapebas fez um excelente trabalho, onde na oportunidade retirou todos os vendedores da Praça do Cidadão e os encaminhou para o Mercado Municipal do Rio Verde, onde atualmente o local é bastante movimentado, principalmente na área de alimentação no período noturno.

Reportagem: Jesleson Parente – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

 

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!