Publicidade

Nutricionistas celebram profissão e debatem qualidade alimentar

A agenda integra a programação da Semana do Nutricionista no Estado e as celebrações do Dia do Nutricionista (31 de agosto) pela Federação Interestadual dos Nutricionistas (Febran).

Começando com cursos de interesse profissional no dia 1º, o evento terá atividades todas as tardes, a partir das 14 horas, ficando a abertura oficial para a quarta-feira (2), às 15h, após o credenciamento. A partir de então, o V Epanut oferecerá uma sequência das palestras sobre temas essenciais para a atualização profissional, e enriquecimento da abordagem regional.


Os Programas de Suplementação, Acompanhamento e Educação Nutricional, na Atenção Básica serão tratados pela nutricionista Thais Granado, seguida pela palestra de Ana Lorena Lima que abordará a Alimentação Saudável para Além do Modismo. As riquezas naturais da Amazônia também se refletem nas grandes propriedades nutricionais de alimentos originários da região, um assunto para a especialista Suenne Sato, que fará palestra às 18 horas, antes da apresentação do Novo Guia Alimentar da População Brasileira e sua Aplicação na Saúde Pública, por Elenilma Barros.

Temas sempre caros à CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), que promove campanha pela qualidade da alimentação do brasileiro, a partir dos modelos de produção agrícola e práticas do campo, com ênfase para a agricultura familiar, a tarde do dia 3 será particularmente voltada aos processos produtivos e de controle sanitário. A programação começa com a participação de Xaene Mendonça, fazendo uma abordagem teórica e prática sobre sustentabilidade e alimentos orgânicos. As ferramentas da qualidade na produção de refeições, com responsabilidade sócio ambiental serão discutidas em seguida, com a convidada Pilar Moraes. Rafaela Vasconcelos abordará o controle higiênico- sanitário em estabelecimentos comerciais, com uma abordagem prática sobre o setor de food service.

A última palestra tratará diretamente de um tema que é central na campanha da CNTU: o impacto social e na saúde do uso de agrotóxicos, debatendo a produção de alimentos e a dimensão do setor de fertilizantes.

A coordenadora do V Epanut, presidente do Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Pará e vice – presidente da Federação Interestadual dos Nutricionistas (Febran), Darlene Ramos, avalia que o evento deve receber aproximadamente 250 participantes, com uma programação é toda voltada à valorização profissional . “Nosso evento não possui fins lucrativos e é um presente do sindicato para os nutricionistas em comemoração ao seu dia”.

O auditório da Esamaz fica na Av. Municipalidade, 530- Reduto, Belém, Pará. Confira os horários das palestras na programação abaixo, do V Epanut:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 02 de setembro

14:00 às 15:00 – credenciamento

15:00 às 15:30 – mesa de abertura

1º – 15:30 às 16:30 Atenção Básica: Programas de Suplementação, Acompanhamento e Educação Nutricional, com THAIS GRANADO

2º – 17:00 às 18:00 Alimentação Saudável para Além do Modismo, com ANA LORENA LIMA

3º – 18:00 às 19:00 Alimentos Regionais e sua Importância na Alimentação da População, com SUENNE SATO

4º – 19:00 às 20:00 Novo Guia Alimentar da População Brasileira e sua Aplicação na Saúde Pública, com ELENILMA BARROS

Dia 03 de setembro

5º – 15:00 às 16:00 Sustentabilidade e Alimentos Orgânicos: Uma Abordagem Teórica e Prática, com XAENE MENDONÇA

6º – 16:30 as 17:30 Ferramentas da Qualidade na Produção de Refeições com Responsabilidade Socioambiental, com PILAR MORAES

7º – 17:30 às 18:30 Food Service: Controle Higiênico – sanitário em Estabelecimentos Comerciais, uma Abordagem Prática, com RAFAELA VASCONCELOS

8° – 18:30 as 19:30 Produção de Alimentos e a Dimensão do Setor de Fertilizantes: O Impacto Social e na Saúde do Uso de Agrotóxico, com FABIO GOMES

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu