Publicidade
Cultura

Oficinas de música iniciam atividades do 8º Festival de Música de Parauapebas

O 8º Festival de Música de Parauapebas já começou! De segunda-feira, 14, até sexta-feira, 18, acontecem na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), nove oficinas de música: bateria, canto, contrabaixo, guitarra/violão, percussão, saxofone/flauta, teclado, violão clássico e prática de conjunto.

As oficinas são gratuitas e direcionadas a alunos da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique e à comunidade em geral.

As aulas acontecem em período diurno, de 8h às 12h e de 14h às 17h e noturno, de 19h às 22h e são ministradas por professores de extensa formação e experiência musical e que também fazem parte do corpo docente da escola de música. São eles: Edvaldo Anaice (bateria), Daniel Araújo (Canto), Adelbert Carneiro (contrabaixo), Davi Amorim (Guitarra/violão), Nazareno Gomes (Percussão), Elias Coutinho (saxofone/flauta), Renato Sinimbú (teclado), Salomão Habib (violão clássico), Adelbert Carneiro (Prática de conjunto).

PROGRAMAÇÃO:

Local: Secult – Rua E, Cidade Nova

 

OFICINA PROFESSOR DATA
Bateria Edvaldo Anaice 14 e 15/12
Canto Daniel Araújo 17 e 18/12
Contrabaixo Adelbert Carneiro 14 e 15/12
Guitarra/Violão Davi Amorim 14 e 15/12
Percussão Nazareno Gomes 14 e 15/12
Saxofone/Flauta Elias Coutinho 14 e 15/12
Teclado Renato Sinimbú 14 e 15/12
Violão Clássico Salomão Habib 17 e 18/12
Pratica de Conjunto Adelbert Carneiro 14 e 15/12

PROFESSORES

 RENATO SINIMBÚ: TECLADO

Músico profissional há vinte anos, estudou harmonia analítica com o professor Luiz Pardal na Escola de Música da Ufpa e reharmonização com o professor Tinoco Costa. Já dividiu palco com diversos artistas do cenário nacional como Celso Pixinga, Thiago do Espírito Santo, Leila Pinheiro, Billy Blanco, Lucinha Bastos, Mahrco Monteiro, Markinho e Banda dentre outros. Atuou como professor de música na Academia de Música e Tecnologia nos anos de 2009 a 2012. Atualmente trabalha como produtor musical e desenvolve um trabalho de música instrumental como tecladista do grupo, “Kim Freitas Quartet”.

ELIAS COUTINHO: SAXOFONE

Elias Coutinho, Bacharel em saxofone, idealizador e administrador do site videoaulas-eliascoutinho.com.br, ex-professor de saxofone no Conservatório Carlos Gomes (Belém-Pa). Participou de diversos festivais, entre eles o “Festival Internacional de Música do Pará” na XV, XVII, XVIII, XXI, XXII, XXIV edição. Integrou grupos como a Amazônia Jazz Band, o grupo Saxçaí Quarteto de Saxofones, Banda Sinfônica da fundação Carlos Gomes, TRIO MANARÍ”, “ADELBERT CARNEIRO QUARTET”, “GILENO FOINQUINOS QUARTETO”. Entre os DVDs que Elias Coutinho gravou, destacam-se o “MARKINHO-Clássicos Internacionais”. Elias Coutinho tem seu grupo instrumental de nome “Elias Coutinho Quarteto”, neste, desenvolve um trabalho de laboratório para em breve estar gravando seu 1º CD/DVD.

EDVALDO ANAICE CAVALCANTE: BATERIA

Músico brasileiro, paraense, autodidata, começou a tocar aos 10 anos de idade iniciando no meio musical tocando contrabaixo e teclado, porém no decorrer de sua carreira preferiu a bateria a qual se especializou e se identificou. Desde então como baterista participou com vários artistas renomados, tanto no âmbito regional como nacional, como: Nilson Chaves, Marco Monteiro, Lucinha Bastos, Juliana Sinimbú. Os de fama nacional estão: Fafá de Belém, Jane Duboc, Leila Pinheiro, Billy Blanco, Flávio Venturini, Lya Sophia, Ivan Lins, Nelson Gonçalves, Fagner. Tocou também com grandes músicos da música instrumental, como Sebastião Tapajós, do qual também participou do cd do mesmo, dividiu o palco com o conceituado contrabaixista Ney Conceição, o pianista carioca Hamleto Stamatto, Tynnoko Costa, Jeff Gardner.

 DANIEL ARAUJO: CANTO

Bacharel em Música e mestre em Música com Habilitação em Canto pela Universidade do Missuri, campus Columbia nos EUA, em 2002, sob a orientação vocal de Jo Ella Todd. Nos Estados Unidos foi solista do oratório O Messias de Handel, da Ópera The Consul, de Gian Carlo Menotti, da ópera inédita The Corps of Discovery, de Michael Ching and Hugh Moffatt. Já no Brasil, foi solista da Cantata Profana Carmina Burana, na Missa Cubana apresentada no XVIII Festival Internacional de Música do Pará, na Ópera Madame Butterfly, no Festival de Ópera de 2005 do Teatro da Paz. Apresentou juntamente com Walter Bandeira o show de músicas francesas Chansons, em agosto de 2005. Em 2006 foi solista do Réquiem de G.Faure, do Magnificat de J. S. Bach, da Missa da Coroação de W. A. Mozart e da obra O Messias, de Handel. Em 2011, como membro do Grupo Vocal AMA, gravou o primeiro CD do Grupo intitulado, Santo És e o segundo, de nome É Natal! em 2012. Atualmente, mantém seu trabalho na música erudita e popular, com ênfase no Jazz.

 

DAVI AMORIM: GUITARRA

Músico Paraense, autodidata, guitarrista, violonista, compositor e produtor. Começou a atuar profissionalmente na década de 1990 em stúdios paraenses, gravando com vários artistas da cena local. Participou da orquestra de Música Latina da Ufpa. Representou o Pará no ANO DO BRASIL NA FRANÇA, acompanhando artistas paraenses. Participou do renomado PROJETO PIXINGUINHA. Em 2006 integrou a turnê europeia tocando com a cantora Fafá de Belém, além de ter sido diretor musical do show CANTO DAS ÁGUAS ( Fafá de Belém) em 2010 no Sesc Pompéia SP.  Atualmente, o guitarrista divide-se entre apresentações com sua Banda “Davi Amorim Amazon Lounge”, cujo foco são eventos , apresentação  acompanhando outros artistas, e na produção de CDs de outros artistas , além de estar preparando  seu primeiro CD autoral.

NAZARENO GOMES (NAZACO): PERCUSSÃO

Pesquisador de ritmos atrelando a musicalidade com a cultura e tradições da história do Brasil. Percussionista multi-instrumentista com ênfase nos tambores e ritmos amazônicos, latino-americanos e africanos. Elabora arranjos percussivos para grupos populares e confecciona instrumentos de materiais reciclados. A sua discografia inclui Braços da Amazônia (ritmos populares como carimbó e boi-bumbá, Lundu Marajoara e Xote Bragantino), MANARI (ritmos nacionais e latinos como Salsa, Retumbão, Chorinho e Música eletrônica) e Suíte das Amazonas (CD instrumental em parceria com Sebastião Tapajós e Ney Conceição).   Atuou como professor na Universidade de Columbia e na Universidade de Música de Caiena.

ADELBERT CARNEIRO: CONTRABAIXO

Contrabaixista, arranjador, diretor musical e compositor. Possui graduação em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como professor no curso de Licenciatura em Música da UFPA – Campus de Oriximiná e como ministrante de Curso FIC do PRONATEC da Escola de Música da UFPA. Desde cedo sua linguagem musical vislumbrava um concílio entre o jazz e a música legitimamente amazônica. O perfil de sua tendência ganhou força quando, em 1994, Adelbert Carneiro estudou contrabaixo elétrico nos Estados Unidos, no Musicians Institute (MI), em Hollywood, Los Angeles, Califórnia; e em 1992 e 1995, quando participou de cursos de especialização na área de música na Escola de Brasília, tendo como orientador o violinista e contrabaixista Nico Assumpção.

SALOMÃO HABIB: VIOLÃO CLÁSSICO

Violonista, escritor e professor de Música. É autor de diversos livros sobre a História do Violão na Amazônia. Com Três livros publicados, 01 DVD e 25 Cd´s lançados no Brasil e 01 na Alemanha (Sttutgart), Salomão Habib, ao longo de 32 anos de carreira, já realizou turnês de sucesso em países como Venezuela, Suíça, Itália, Portugal, Colômbia, Bélgica com destaque para Alemanha onde já realizou 6 turnês em mais de 18 cidades e Cuba, onde foi aluno de Jesús Ortega. Sua pesquisa sobre a obra do violonista paraense Tó Teixeira, que resultou em Dois Livros, 01 DVD e 4 CD´s, foi escolhida pela renomada Revista Concerto, como um dos três mais importantes trabalhos de pesquisa musical lançados no Brasil. Salomão Habib é também Coordenador da Câmara Setorial de Cultura da Associação Comercial do Pará e Diretor do Teatro Experimental Waldemar Henrique.

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 3356-0260 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top