Publicidade

Oficinas do projeto Ciclo Saúde são realizadas em Canaã dos Carajás

Até o final de outubro profissionais de saúde que atuam em todas as dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Canaã dos Carajás irão participar de uma capacitação do projeto Ciclo Saúde, uma iniciativa da Fundação Vale e do Centro de Promoção à Saúde (CEDAPS). O Ciclo Saúde tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atenção básica por meio de estratégias e metodologias em promoção da saúde e aperfeiçoamento da prática clínica adotada pelas equipes.

As oficinas de formação irão tratar de conteúdos que devem contribuir para o desenvolvendo da capacidade dos participantes em gerir e planejar ações de promoção da saúde, atuando juntamente com a comunidade. “O Ciclo Saúde está iniciando suas atividades em Canaã dos Carajás para que as equipes de Estratégias de Saúde da Família das UBS possam ampliar o conhecimento que já possuem. A ideia é envolver líderes comunitários nas capacitações para fazer com que a comunidade participe cada vez mais da construção de planos de ação de promoção de saúde que atendam às necessidades daqueles que vivem na região”, explica Lívia Zandonadi, gerente de Saúde da Fundação Vale.


No Módulo 1 os participantes serão incentivados a construir conhecimentos e planejamentos de forma compartilhada, fortalecendo os laços entre as unidades de saúde e as comunidades. Já no Módulo 2, os conteúdos da Política Nacional de Atenção Básica serão aprimorados, levando os profissionais de saúde a discutirem pontos críticos do atendimento, além de aprofundar conhecimentos técnicos e construir as bases para um ciclo de educação permanente que promova a melhoria da prática profissional. O último módulo tratará do planejamento e gestão baseados nas demandas e necessidades das comunidades.

A Fundação Vale promove uma série de iniciativas que buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no Pará, em especial ações de saúde voltadas para crianças e gestantes. Por meio de parcerias firmadas com o poder público e instituições sociais, a Fundação Vale atua com foco na saúde, educação, geração de emprego e renda, esporte e proteção social, pensando no desenvolvimento das comunidades.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu