Publicidade

Ônibus escolares de Parauapebas contam com Sistema de Rastreamento via satélite

Desde o início do segundo semestre deste ano, os 100 novos ônibus escolares adquiridos recentemente pela Prefeitura de Parauapebas contam com moderno sistema de gerenciamento e rastreamento, cuja principal novidade é o uso de chips em cada veículo. O sistema funciona via satélite e, por meio de conexão via internet, é possível localizar os ônibus de qualquer lugar.
Com essa novidade é possível monitorar o deslocamento dos ônibus, bem como verificar a velocidade dos veículos em cada etapa da rota, pontos de parada, tempo de viagem e a quantidade de combustível utilizada, além da visualização de informações sobre o motorista e o monitor, possibilitando ações rápidas em caso de emergência, o que confere mais comodidade e segurança aos alunos.

Para aumentar ainda mais a segurança dos alunos e oferecer maior tranquilidade aos pais, o sistema já está sendo testado para uso em tablets e celulares, de maneira que, além da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os pais também possam acompanhar o trajeto feito por seus filhos de casa até a escola e vice-versa.
A dona de casa Zenilda Pinto, mãe da aluna Zenir Marinice, do 6º ano da Escola Luís Magno, relata o quanto ela está satisfeita com os serviços do transporte escolar do município, que sua filha utiliza há quatro meses. “Para mim, o serviço é excelente. A parada do ônibus é praticamente na porta de casa e minha filha elogia o transporte que, segundo ela, é seguro. Com esse novo sistema de rastreamento, vai melhorar ainda mais nossa confiança na educação, por saber que um filho da gente vai para escola e volta de forma segura”, declara a mãe da estudante.


A fim de gerenciar o transporte escolar e monitorar os ônibus, a Semed possui o Setor de Transporte, departamento que possui equipe qualificada e treinada para conduzir os estudantes com segurança.
“Dos 100 ônibus, 43 atendem à zona urbana e 57 à zona rural, acompanhados diariamente durante todo o percurso: da garagem à escola e da escola à garagem”, declarou Geosival Silva, coordenador do Setor de Transporte.

Atendimento

Os veículos oferecem conforto, segurança e acessibilidade aos alunos da rede. Destes, 27 ônibus dispõem de plataforma elevatória para garantir o acesso de estudantes com necessidades especiais e 40 possuem tração nas quatro rodas, para uso em estradas de chão. Eles foram adquiridos de acordo com o padrão do programa Caminhos da Escola, com recursos próprios da Prefeitura de Parauapebas.

Mais de oito mil alunos da rede municipal de ensino (da educação infantil, fundamental e educação de jovens e adultos) estão sendo atendidos com o transporte escolar, sendo 1.350 na zona rural e 6.805 na zona urbana. Também são beneficiados alunos do ensino médio, por meio de um convênio firmado entre os governos municipal e estadual.

Benefícios

Uma vez colocada em prática a estratégia de monitorar os ônibus escolares, a Semed conseguiu otimizar o gasto com combustível, mapear todas as rotas onde hajam alunos que necessitam ser transportados e impor velocidade de tráfego para os veículos no limite de 70 quilômetros por hora. Se o motorista ultrapassar o limite de velocidade pré-estabelecido, o sistema enviará imediatamente mensagem à central de rastreamento da Semed, e o motorista será advertido.

Serviços

Para qualquer eventualidade que possa ocorrer no transporte escolar do município, o Setor de Transporte da Secretaria de Educação coloca à disposição os telefones (94) 3356-0772 e 0800-033-0202, da Ouvidoria Municipal.

Reportagem e foto: Luzandra Vilhena

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu