Banner Educar


DETRAN apreende 120 veículos e encaminha 78 pessoas para a delegacia em Parauapebas

DETRAN apreende 120 veículos e encaminha 78 pessoas para a delegacia em Parauapebas
Fotos: Bariloche Silva / Portal Pebinha de Açúcar

Iniciada na última sexta-feira (10), a operação “Lei Seca” que é realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN), vem movimentando várias partes de Parauapebas e “tirando de circulação” vários veículos irregulares e até mesmo condutores que trafegam de forma ilegal.

De acordo com Agente de Fiscalização de Trânsito Thiago Reis, que é o Coordenador Geral da Operação “Lei Seca”, a operação que está sendo realizada em Parauapebas é voltada para coibir e regular o uso de bebidas alcoólicas em usuários na condução de veículos automotores e motocicletas de modo geral.

Dados obtidos pelo Portal Pebinha de Açúcar dão conta que somente no mês de maio, o Hospital Municipal de Parauapebas registrou 279 acidentes, a maioria no uso de motocicletas, potencializados pela ingestão de bebida alcoólica.

O condutor que for alvo da fiscalização na “Lei Seca”, receberá uma multa no valor de R$ 1.915,40 e se for reincidente será de aproximadamente R$ 3.830,80 e terá a CNH suspensa por 12 a 24 meses, inclusive podendo ser apresentado na Delegacia de Polícia, dependendo do resultado no bafômetro.

Avenida Liberdade

Na última quarta-feira (15), os agentes do DETRAN concentraram a megaoperação “Lei Seca” na Avenida Liberdade, bairro Paraíso, e por lá, várias pessoas foram abordadas e inclusive, muitas delas foram encaminhadas para a 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, por terem cometido crimes de trânsito, e só foram liberadas após pagamento de fiança com valor estipulado pelo delegado de plantão.

Confira os números da operação realizada na quarta-feira (15)

– Veículos abordados: 130
– Veículos Removidos: 19
– Autos de infração lavrados: 67
– Documentos (CNH/CRLV): 26
– Crimes de trânsito: 15
– Infrações de Alcoolemia: 24
– Infração por Recusa: 2
– Testes em branco: 106

Praça de Eventos

A operação “Lei Seca” teve continuidade nesta quinta (16), iniciando por volta das 23h30 na Rua “E”, nas proximidades da praça de eventos, e com término por volta das 8h00, de sexta-feira (17).

Confira os números da operação realizada na quinta-feira (16)

– Veículos abordados: 101
– Veículos removidos: 14
– Autos de infração lavrados: 64
– Documentos (CNH/CRLV): 22
– Crimes de trânsito: 17
– Infrações de Alcoolemia: 23
– Infração por Recusa: 1
– Testes zerado 0,00 mg/L: 74

Transitando nos Bares

Nesta semana, o Departamento Educacional do DETRAN está realizado por vários barzinhos e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, a operação “Transitando nos Bares”, onde na oportunidade, os agentes visitam os locais e explicam sobre a operação “Lei Seca” que está sendo realizada em Parauapebas, inclusive fazem formalmente o teste do bafômetro e pedem para que os condutores que tiverem consumido acima do permitido, que não conduzam seus veículos.

Apesar do intenso trabalho educacional, várias pessoas que acabaram sendo abordadas nos bares, “caíram” mais tarde na blitz e foram autuadas. “Fomos bem recebidos nos bares, porém os condutores precisam ter mais cuidado e deixem de usar bebidas associada à direção. Não estamos pedindo para que as pessoas parem de beber, mas estamos alertando que a combinação de bebida alcoólica e direção não combina, pelo contrário, gera acidentes e mortes”, relatou Luís Dias, Coordenador da Equipe de Educação da Lei Seca do DETRAN.

Gente de toda a sociedade

O Portal Pebinha de Açúcar é um dos únicos veículos de comunicação que acompanha todos os dias da operação “Lei Seca”, que diga-se de passagem, já autuou por crime de trânsito várias pessoas da sociedade, como políticos, advogada, cantores, funcionários públicos e até mesmo uma autoridade policial.

Dados parciais geral da operação “Lei Seca” em Parauapebas

– Veículos abordados: 693
– Veículos Removidos: 120
– Autos de infração lavrados: 396
– Documentos (CNH/CRLV): 146
– Crimes de trânsito: 78
– Infrações de Alcoolemia: 129
– Infração por Recusa: 15
– Testes zerado 0,00 mg/L: 541

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!