Publicidade

Orquestra Sinfônica Brasileira participará de eventos em Marabá

Músicos e equipe da orquestra de cordas da OSB realizam na cidade aulas, palestra e concerto de câmara, com entrada franca

A Vale traz para Marabá, pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O espetáculo de música clássica será realizado na próxima quarta-feira (1/10), às 20h30, na Faculdade Metropolitana. Uma programação especial aberta ao público e para comunidade, alunos e professores antecede o grande concerto com a orquestra de cordas da OSB. A iniciativa tem o patrocínio da Vale, por meio da Lei Roaunet, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e busca ampliar o acesso à cultura nas regiões onde a Vale está presente.


A programação inicia neste domingo (28/9), com a valorização dos artistas locais. Será realizada apresentação da Big Band Carajazz, no Shopping pátio Marabá, a partir das 18h. O grupo formado há pouco mais de um ano, por jovens músicos marabaenses, apresentará composições de artistas como Edu Lobo, Ney Conceição e Tom Jobim, com arranjos próprios feitos para jazz.

Na terça-feira (30/09), serão realizadas duas master classes para alunos de violino e de flauta no Cine Marrocos. Das 10h30m às 12h30m, a aula é ministrada pela violinista da OSB, Angélica Alves. No turno da tarde, das 17h30m às 19h30m, o encontro é comandado pelo flautista e também solista da orquestra Renato Axelrud. O público poderá participar como ouvinte.

No dia 1º de outubro, das 10h às 11h, no teatro Leonardo da Vinci, lideranças e membros de associações comunitárias de relacionamento com a Vale, alunos e professores de música participam de encontro com integrantes da OSB e da Fundação OSB, para conhecer o funcionamento de uma orquestra sinfônica. Em seguida, os músicos da orquestra de cordas da OSB fazem um ensaio aberto para os participantes.

O encerramento da programação culmina com o concerto de câmara, formada por cerca de 20 músicos da OSB, grupo sinfônico mais tradicional do país, com sete décadas de trajetória ininterrupta. O concerto será realizado às 20h30m, no Teatro Leonardo da Vinci, na Faculdade Metropolitana. O espetáculo é gratuito e aberto ao público. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro.

Sobre a OSB
A Orquestra Sinfônica Brasileira é o mais tradicional conjunto sinfônico do país e tem o maestro Roberto Minczuk como regente titular. Fundada em 1940, pelo maestro José Siqueira, a OSB foi a primeira a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. As missões institucionais contemplam a conquista de novos públicos para a música sinfônica, o incentivo a novos talentos e a divulgação de um repertório diversificado, objetivos alcançados em mais de quatro mil concertos realizados durante sete décadas de trajetória ininterrupta.

A história da OSB se compôs através da contribuição de grandes músicos e regentes como Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky. Além de ter revelado nomes como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Meneses, a OSB também contou em sua história com a colaboração de alguns dos maiores artistas do século XX: Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Kurt Sanderling, Arthur Rubinstein, Martha Argerich, Kurt Masur, Lorin Maazel, Claudio Arrau, Mstislav Rostropovich, Jean-Pierre Rampal e José Carreras, dentre outros.

As atividades da OSB são viabilizadas pelo apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da mineradora Vale e de um conjunto de investidores da iniciativa privada e investimentos públicos.

Apostando num amplo espectro da música – da produção barroca aos compositores contemporâneos – a Orquestra Sinfônica Brasileira busca continuamente a excelência artística e, por consequência, a concretização de seus objetivos sociais e educativos.

Sobre o patrocínio da Vale
A Vale investe em diversas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de nossa sociedade, pois acredita no potencial transformador da cultura e do conhecimento. A música, por seu alcance universal, sensibiliza, emociona, aproxima e preenche a vida de significado.

O patrocínio à OSB, que começou em 2006, fortalece esta visão e vai além, na medida em que o investimento contempla também os programas educacionais da orquestra, que buscam revelar jovens talentos e capacitar professores da rede pública. Desta forma, a Vale está incentivando a produção musical e ampliando o acesso à cultura.

Programação Orquestra Sinfônica em Marabá

Data: 28/9 (domingo)
Show da Big Band Carajazz
Horário: 18h
Local: Shopping Pátio Marabá

Data: 30/9 (terça-feira)
Master Classes de Violino e Flauta
Horário: 10h30 às 12h30 (violino) / 17h30 às 19h30 (flauta)
Local: Cine Marrocos

Data: 1º/10 (quarta-feira)
Palestra e Ensaio para associações comunitárias, alunos e professores
Horário: 10 às 11h
Local: Teatro Leonardo da Vinci, na Faculdade Metropolitana

Data: 1º/10 (quarta-feira)
Concerto de Câmara da Orquestra Sinfônica Brasileira
Horário: 20h30
Local: Teatro Leonardo da Vinci, na Faculdade Metropolitana
Endereço: Rodovia BR 230, Km 05, S/N.

Entrada gratuita com distribuição dos ingressos uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do teatro. A entrega será feita seguindo a ordem de chegada do público.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu