Publicidade

Parauapebas caminha em direção à consolidação como polo turístico da região Araguaia-Tocantins

O Departamento Municipal de Turismo (Detur) iniciou em 2017 um trabalho que culminaria com a participação de Parauapebas pela primeira vez na maior feira de turismo do Brasil e uma das maiores do mundo.

Este trabalho consta de levantamento dos pontos estratégicos dos atrativos dentro do município, com a criação de cinco rotas turísticas e o início da capacitação da mão de obra que atua no trade turístico local.


A partir de então, o trabalho de estruturação e consolidação dessas rotas começou a despertar o interesse de parceiros dos setores público e privado, e até mesmo de pessoas da comunidade.

A participação de Parauapebas na 46ª Abav Expo, no final de setembro deste ano, em São Paulo, foi um divisor de águas no turismo local. O município esteve na feira com um estande de 45 m² e uma apresentação digna de elogios que partiram desde a organização da feira a secretários de turismo de estados brasileiros, rendendo um resultado positivo, além do esperado. Na oportunidade, foram realizadas grandes parcerias com agências de vários estados brasileiros.

Parauapebas na 46ª ABAV EXPO em São Paulo

 

O pós-Abav tem sido muito satisfatório, com várias matérias jornalísticas publicadas em mídias brasileiras e até estrangeiras. A rodada de negócios rendeu o agendamento de visitas de empresários do ramo de agências e receptivos para conhecer o que Parauapebas tem a oferecer para os visitantes.

Um exemplo disso são as visitas agendadas para dezembro, quando o município prevê receber cerca de 30 empresários vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, para uma fam tour. Outras visitas já estão agendadas para os meses de fevereiro e junho de 2019. Uma dessas visitas é de uma grande rede de agentes de viagens, a Rede +Agente, patrocinada pela empresa aérea Gol.

Mapeamento de Pontos estratégicos para Rotas Turísticas

 

O Detur recebeu convites para eventos e workshops nos estados vizinhos do Amazonas e Maranhão, neste, organizado pelo própria Secretaria Estadual de Turismo, que reunirá as agências da capital maranhense para uma reunião de negócios com Parauapebas. Já em Manaus, o Departamento participará do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial – Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural, que acontecem ainda neste mês de novembro.

O Departamento também irá a Belém para um encontro com agências cadastradas junto à Abav Pará, quando serão apresentadas as rotas turísticas de Parauapebas e os investimentos que estão sendo realizados para consolidar a cidade como polo turístico, dessa forma, atraindo investidores para o trade e consequentemente criando mais oportunidades de geração de renda e desenvolvimento local.

Já no próximo dia 4 de dezembro, em evento que será realizado no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, o Departamento de Turismo fará a certificação das turmas de cursos oferecidos pelo Detur neste ano.

Participação do DETUR em eventos locais, para aproximação com a comunidade. Festival Jeca Tatu 2018

 

Também está sendo celebrado um convênio entre o Departamento e Cooperativa de Ecoturismo de Carajás, onde a comunidade de Parauapebas e o trade turístico em geral serão beneficiados com o projeto “Um dia de turista na Floresta Nacional de Carajás”.

O objetivo é levar a comunidade e os trabalhadores no serviço turístico do município a conhecerem os potenciais existentes aqui, e assim estarem preparados para receber turistas e visitantes em geral.

Participação do DETUR em feiras, palestras e workshops de importância para o desenvolvimento do trabalho dentro do município. Evento sobre Observação de Aves organizado pela Cooperativa de Ecoturismo de Carajás

 

O Departamento de Turismo continua trabalhando a estruturação das rotas, apontando novos atrativos para compor cada rota de visitação e fechando parcerias para composição de um leque ainda maior de opções para os turistas e visitantes locais.

Também estão sendo realizados trabalhos de adequação de trilhas, infraestrutura em locais de visitação e um trabalho de conhecimento junto a estudantes, empresários e comércio local, com a participação do Detur em palestras, feiras, reuniões e workshops realizados no município.

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu