Publicidade

Parauapebas, Curionópolis e mais cinco municípios da região comemoram aniversário hoje (10)

Pelo menos 7 municípios da região de Carajás comemoram 28 anos de criação nesta terça-feira (10). São eles Parauapebas, Curionópolis, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Tucumã, São Geraldo do Araguaia e Dom Eliseu, que acumulam uma história de emancipação baseada no desmembramento de municípios maiores, hoje, polos de referência para as regiões e microrregiões onde se encontram.

Todos esses municípios foram constituídos no mesmo ano de 1988, após o governo do estado aprovar, de uma só vez, os pedidos de emancipação política e administrativa, que definiu os novos marcos territoriais. Parauapebas, por exemplo, fazia parte de Marabá, porém, com a expansão da região impulsionada pela exploração do minério de ferro, ouro e manganês, veio a brigar por sua independência a partir de 1985.


A história de Curionópolis é semelhante, pois era parte do município de Marabá e teve o povoamento do seu território estimulado pela construção da Estrada de Ferro Carajás. Mas, o garimpo em Serra Pelada intensificou o crescimento da região, gerando forte comércio e serviços como hotelaria, bares e restaurantes.

Hoje, a cidade acumula uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, dos quais 15 mil são eleitores. Para homenagear os 28 anos do município, a prefeitura preparou uma programação que vai se estender de 19 a 22 de maio, com presença do sertanejo Gusttavo Lima e do caNtor gospel Anderson Freire.

Com 16.227 habitantes, Bom Jesus do Tocantins foi desmembrada de São João do Araguaia. A cidade foi batizada pelo moradores mais antigos. Hoje, o município abriga a reserva indígena Mãe Maria, localizada às margens da BR-222 e soma quase 10 mil eleitores.

Brejo Grande do Araguaia também tem a sua origem atrelada a São João, de onde foi desmembrado para virar município. Sua povoação aconteceu em decorrência da exploração de terras situadas às margens do Rio Araguaia. Sua população de cerca de 7 mil moradores, sendo que 6 mil deles estão aptos a votar.

Com 24.607, São Geraldo do Araguaia tem sua origem datada do final da década de 1940 e ao início da década de 1950, com a exploração manual do garimpo de cristal de rocha, mais conhecido por “Garimpo do Chiqueirão”, que se localizava na margem direita do rio Araguaia, no atual Estado do Tocantins, na área aonde hoje localiza-se o município de Xambioá.

Uma das belezas naturais e pontos turísticos mais visitados do município é a Serra das Andorinhas, um espaço natural repleto de cachoeiras tombado pela Secretaria de Estado da Cultura do Pará. Três fatores contribuíram para que São Geraldo do Araguaia alcançasse desenvolvimento: A criação do Getat (Grupo Executivo de Terras de Araguaia-Tocantins), com objetivo de tentar resolver os conflitos fundiários; ação do Exército Brasileiro com abertura de estradas; e o assentamento de posseiros ou colonos, contribuindo com a povoação.

Localizada mais ao sul, Tucumã tem sua origem no Projeto Carajás, no ano de 1977. Mas o movimento do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Tucumã agiu 11 anos depois para administrar e implantar o município, que hoje já conta com 37.308 habitantes. Os primeiros colonos do município vieram da região sul do país e a construção da cidade iniciou em 1982.

Dom Eliseu tem sua história iniciada juntamente com o município de Paragominas, ocupado na década de 1960. A principal renda da população local até o final dos anos 1970 vinha das madeireiras, quando a região, onde hoje se encontra Dom Eliseu, foi povoada. A agropecuária e o extrativismo moveram o local e a luta da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Dom Eliseu pela emancipação do município começou em meados de 1980. Hoje, a cidade tem quase 60 mil habitantes.

SÍNTESE – Todos esses municípios foram constituídos no mesmo ano de 1988, após o governo do estado aprovar, de uma só vez, os pedidos de emancipação política e administrativa, que definiu os novos marcos territoriais

Reportagem: Nathália Viegas

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

All articles loaded
No more articles to load
Fechar Menu