Publicidade

Parceria entre prefeitura e entidade busca engajar jovens no mercado de trabalho

A jovem Fernanda Sousa Gama, 18 anos, está matriculada no curso para formação de atendente de farmácia. Para ela, a qualificação veio em boa hora. “Estamos vivendo momentos difíceis e precisamos nos preparar para entrar no mercado, que está cada vez mais competitivo. Tenho esperança de que o curso seja mais do que uma oportunidade para o mundo do trabalho, mas uma chance de eu financiar minha faculdade”, declarou.

Fernanda Gama faz parte de um grupo de mais de 100 alunos da rede pública de ensino que estão participando de diversos cursos profissionalizantes para ingresso no mercado de trabalho, e agora estão equipados com materiais pedagógicos de ótima qualidade.

Saraiva publicidade

Os recursos didáticos que vão auxiliá-los durante as aulas para formação de atendente de farmácia, auxiliar de recursos humanos e assistente de contabilidade foram entregues aos estudantes através de iniciativa mista, fruto de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a União Municipal dos Estudantes de Parauapebas (Umespa); ato corrido na presença do assessor de relações institucionais do governo municipal, João Fontana; do secretário de Educação, Raimundo Neto; da titular da Coordenadoria Municipal de Juventude de Parauapebas, Marcelly Negrão; do titular da Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda, Girlan Pereira da Silva; dos representantes da Umespa, Alessandro Santos Lima e Patrícia Alves Pereira; e de representantes do Poder Legislativo.

Os cursos profissionalizantes funcionam no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e objetivam qualificar os jovens para que sejam inseridos no mercado de trabalho.

A ação faz parte de um projeto da entidade estudantil abraçado pelo governo municipal, mediante assinatura de um termo de fomento à educação, cultura e juventude. Os recursos foram disponibilizados por meio de emendas parlamentares dos vereadores Joelma Leite e Zacarias Marques.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, aconselhou os estudantes a aproveitarem os cursos, que devem ser a porta de entrada deles no acirrado mercado de trabalho. “Esta ação deve ser permanente, a fim de que tenhamos cada vez mais pessoas inseridas no mercado de trabalho. No que depender de nós, estamos dispostos a contribuir”, afirmou.

João Fontana externou a preocupação da atual gestão em garantir melhorias. “Em nome do prefeito Darci Lermen, quero parabenizá-los por estarem buscando conhecimento. Nosso prefeito nunca mediu esforços para firmar parcerias em benefício da população”, destacou ele, agradecendo à Umespa pela luta em prol da juventude.

Novos cursos – Segundo Patrícia Alves, mais dois cursos serão ofertados ainda este ano nas áreas de informática avançada e web designer. “É mais oportunidade de qualificação para nossos jovens”, disse a representante da Umespa, para informar que as vagas são destinadas ao público de baixa renda. Até dezembro todos serão certificados.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu