Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Partage Shopping Parauapebas recebe exposição “Miriti em Arte”

O Partage Shopping Parauapebas apresenta a exposição “Miriti em Arte”, de Francisco Maués, conhecido como “Borges”, no espaço cultural Partage Artes na próxima sexta, dia 12, às 19h. O trabalho do artista consiste na transformação de palha de miriti em obras artísticas. O miriti é a fibra da palmeira Miritizeiro, nativa em áreas alagadiças e região de várzea, com predominância em Abaetetuba no Pará. E é da fibra da palmeira que são fabricados diferentes tipos de objetos artesanais.

A exposição trará mais de 30 obras, dentre elas embarcações, animais e as tradicionais casas do Círio de Nazaré. A abertura da exposição contará com a participação do grupo de Tradições Culturais Xuatê Carajás.

Sobre o artista

artesão Francisco Maués é paraense, criado às margens do rio Urubueua, município de Abaetetuba- PA. Seu interesse pelo artesanato em miriti começou ainda na infância, quando esculpia seus próprios brinquedos. Na adolescência, para ajudar na renda familiar, passou a trabalhar em embarcações juntamente com seu pai. Durante esse período, parou de confeccionar suas peças do miriti. Somente em 2002, após ficar desempregado, Francisco, que adotou o nome artístico Borges, voltou a ter contato com o miriti e desde então se dedica ao trabalho de escultor nessa matéria-prima.

A maior parte de sua produção se concentra na modelagem de embarcações, inspirado na época em que trabalhava com seu pai. Já esculpiu um barco na medida 1,30m de largura por 1,50m de altura. Além disso, produz peças diversas de variados temas como: personagens infantis, santos, jogadores de futebol, dançarinos, animais silvestres, animais domésticos, aviões, carros, rádios de pilha, televisores, entre outros.  Borges participa desde 2002 da tradicional “Feira do Miriti”, que ocorre anualmente nas festividades do Círio de Nazaré em Belém do Pará. Também participou de feiras de artesanatos como “Feira Art&Chic” Edição dia das Mães (2018), “Feira Belém +30” (2018) e Feira do Sebrae (2015) e da exposição em alusão ao Círio de Nazaré no Shopping Castanheira em Belém do Pará (2018).

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário