Publicidade

Partidos definem candidatos ao governo do Estado nesta sexta

Três partidos políticos fazem hoje (27) em Belém suas convenções, para deliberar e tornar oficial os candidatos que concorrem nestas eleições ao cargo de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. O Partido Progressista (PP) faz sua convenção na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), na Cidade Velha, das 8h às 14h.

Segundo o presidente do partido no Estado, Gerson Peres, a convenção vai deliberar sobre a coligação com o PSDB, que traz o governador Simão Jatene como candidato à reeleição. Para o Senado, o PP apresenta Jefferson Lima. A convenção vai escolher ainda os condidatos que devem concorrer aos cargos de deputados estadual e federal.


O Partido Popular Socialista (PPS) também faz hoje sua convenção, na Câmara Municipal de Belém, no bairro do Marco, das 15h às 22h. A expectativa é reunir mais de 400 pessoas, entre filiados e simpatizantes. Secretário executivo do Diretório Estadual do PPS, Francisco Potiguara afirma que há no partido o indicativo de apoiar a reeleição do governador Simão Jatene e a candidatura ao Senado do vice-governador Helenilson Pontes (PSD). Potiguara também informa que o PPS apresenta na convenção chapa com 54 nomes a deputado estadual, com representação em todas as regiões do Pará.Das 13h às 19h, acontece a convenção do Partido Verde (PV), na sua sede, localizada na travessa Castelo Branco, 1.208, no bairro de São Brás. Segundo José Carlos Lima, presidente estadual do PV, o partido tem como indicativo apresentar candidaturas próprias. Ao governo do Estado, o candidato verde é José Carlos Lima. Para senador, há dois pré-candidatos: Anivaldo Savanas, que é atualmente presidente da Câmara Municipal de Tucumã, no sudeste do Pará, e Simão Vendalham, professor de marketing político.

CALENDÁRIO
O calendário de convenções partidárias prossegue até o dia 30 deste mês, quando acaba o prazo definido pela Legislação eleitoral para a definição das candidaturas. O PSDB reúne seus filiados no dia 30, no Sesi da Almirante Barroso, a partir das 14h. O candidato a vice-governador na chapa de Simão Jatene será o deputado federal Zequinha Marinho (PSC), cuja convenção está marcada para amanhã, a partir das 13h, no Hangar. A coligação pela reeleição de Simão Jatene contará também com PSD, PSB, PPS, PP, SDD e PRP.

A convenção estadual do PSB está marcada para às 9h do dia 30, na Assembleia Legislativa. O PMN reúne seus filiados no dia 30, no Clube Monte Líbano, na avenida Almirante Barroso, às 19h. O PR se reúne também no dia 30, na sede do partido, na rua dos Mundurucus, 3.630.

Também no dia 30, último dia do prazo, deverá ocorrer a convenção do PTB, partido que poderá trazer o ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, candidato ao governo do Estado.

Já o PMDB realiza sua convenção também no dia 30 de junho, das 9h às 17h, na Escola Superior de Educação Física, na avenida João Paulo II. A convenção do PT será dia 30, na AABB, a partir das 16h.

PTdoB também formaliza apoio a Simão Jatene para o governo do Estado

Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) realizou convenção na quarta-feira, 25, e decidiu apoiar a candidatura à reeleição do governador Simão Jatene. O encontro reuniu perto de duas mil pessoas, entre filiados do PTdoB e representantes dos partidos que compõem a União Suprapartidária Pró Jatene (PSDB, PP, PMN, PTdoB, PTC, PPS, PSD, PRB, PSB, SDD, PSDC e PSC). Também foi oficializada a candidatura do presidente estadual do partido, Zezinho Lima, a deputado estadual.

Simão Jatene esteve pessoalmente no local da convenção, o Clube Recreio, em Ananindeua e acompanhou a declaração formal de apoio, junto com o vice-governador Helenilson Pontes, o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, o deputado federal Zequinha Marinho, e os deputados estaduais Eliel Faustino, José Megale, Ana Cunha e Pastor Divino. Vereadores e lideranças comunitárias dos municípios da Região Metropolitana de Belém, além de convencionais do PTdoB de todo o Estado também participaram do encontro.

O presidente estadual do PTdoB, Zezinho Lima, considerou o encontro muito produtivo. “Foi um momento importante de ouvir nossas lideranças comunitárias e nossos apoiadores e saber o que esperam para o nosso Estado”, afirmou. Lima ressaltou que o apoio do partido à reeleição do atual governador reflete a satisfação da sociedade com o caminho adotado para o desenvolvimento do Pará e o sentimento de que é preciso continuar avançando seguindo as mesmas diretrizes.

Zezinho Lima afirmou ainda que a aprovação do apoio dada pelos filiados do PTdoB nada mais é do que o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito nos últimos anos, que não faz distinção entre municípios ou partido político do prefeito, e que se concretiza também nas grandes obras de integração em curso.

Para Simão Jatene a demonstração de apoio que vem recebendo reflete uma proposta, maior do que qualquer partido ou político, que é a da construção coletiva de um Pará menos desigual e menos pobre e à qual está totalmente integrado e da qual não pode se furtar a participar até pela sua própria trajetória de vida. Trata-se de uma tarefa, afirmou Jatene, que requer a participação de todos. “Os governos e governantes são apenas a ferramenta usada pela população para fazer valer os interesses da sociedade”, disse.

Fonte: ORM News
Foto: TSE

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu