Publicidade

Período de Chuvas pede cuidados com a eletricidade.

Veja algumas dicas fundamentais para evitar acidentes envolvendo água e eletricidade

Água e eletricidade, uma combinação perigosa. Com a chegada do período de chuvas na região Norte, mais conhecido como inverno amazônico, o cuidado com a energia elétrica deve ser redobrado. Especialmente quando se trata de chuva forte e com raios, o que aumenta o índice de acidentes envolvendo energia elétrica.


Segundo o executivo de relacionamento com o cliente da Celpa, Gilliard Vaz, a maioria dos acidentes relacionados à energia elétrica em período chuvoso se devem ao desconhecimento dos riscos que a combinação chuva e eletricidade representa. “a maioria dos acidentes são ocasionados por desatenção em momentos banais, como por exemplo, utilizar o celular ligado na tomada durante uma chuva com trovoadas. A invisibilidade da eletricidade dificulta a percepção dos riscos ao manusear estes equipamentos eletrônicos, sobretudo no período chuvoso”, explica Vaz.

Ainda de acordo com o executivo, para evitar acidentes envolvendo chuva e energia elétrica, é necessária a adoção de medidas simples relacionadas à rede elétrica. A prevenção da queima dos materiais eletrodomésticos é a primeira delas. “Deixe ligado à tomada apenas os equipamentos que são realmente necessários. Caso haja trovoadas e variação de tensão, a recomendação é desligar os disjuntores internos para evitar curto-circuito”, explica.

Outra dica é não utilizar equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo não manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Caso a chuva venha a causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores.

Caso algum galho de árvore, placa de metal, ou outro objeto semelhante caia sobre a rede elétrica no momento de uma chuva, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com a Celpa, por meio da central de atendimento, no telefone 0800 0910196 ou no site www.celpa.com.br.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu