Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Pessoas com deficiência são beneficiadas com emissão de passes livres

A ação foi realizada pela segunda vez este ano em Parauapebas

Aliomar dos Santos, de 54 anos, foi uma das pessoas atendidas na ação que consistiu em emitir passes livres para pessoas com deficiência e também para aquelas que têm dificuldade de locomoção.
Ele relatou que por muitas vezes teve dificuldade de conseguir uma passagem para viajar para outras cidades. “Eu já passei por muitas humilhações por ser deficiente, mas agora, com o passe em mãos, espero que isso não aconteça de novo”, conta o vigilante.

Para facilitar o acesso a este direito, na última sexta-feira (1), na Policlínica, equipes da Coordenação de Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência (CSPD), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizaram a emissão de passes livres intermunicipal a este público. No total, 84 passes livres foram emitidos.

A ação foi possível devido a parceria da Prefeitura de Parauapebas com órgãos estaduais como a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) e Divisão de Acompanhamento de Avaliação Estadual da Pessoa com Deficiência. Isso porque a solicitação do documento só é possível Belém.
“Normalmente, a emissão é realizada na capital, mas como temos uma rede de atendimento à pessoa com deficiência no município, é possível emitirmos os passes livres aqui na cidade. Em maio realizamos uma ação e agora tivemos a oportunidade de emitir mais passes este mês. Isto devido a nossa grande demanda”, destaca Rita Maia, Coordenadora da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência de Parauapebas.

Tem direito ao passe livre as pessoas que comprovam por meio de laudos médicos a deficiência, seja ela auditiva, intelectual ou visual. A coordenação ressalta que o passe livre é aceito apenas pelas empresas de ônibus que fazem o transporte intermunicipal. Quem não conseguiu tirar o documento terá que aguardar a próxima ação.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário