Publicidade

Prefeitura de Curionópolis se reúne com empresas e debate contratação de mão de obra local

Preocupados com as contratações de mão de obra local, o prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, juntamente com 10 vereadores, fizeram mais uma reunião com diretores da Vale e da empresa Plangecom Engenharia, dos quais cobrou que se cumpra o acordado que é priorizar, nos contratos executados naquele município, as pessoas de Curionópolis.

Na reunião, ocorrida na manhã da última segunda-feira, 20, no gabinete da Prefeitura de Curionópolis, Adonei conversou na presença de vários vereadores, dentre eles, Aderbal da Padaria, Junior Brito, Junior da Mariona, Paulo Higino, Ítalo Duarte, Raimundo Roldão, Professora Nilde, Wilson do Fórum, Nonato Maranhense e o vereador Magno; representantes da Vale, Luis Veloso, Gerente de Relações Institucionais – Jeová Domingues, que é gerente do projeto Serra Leste; além dos diretores da Plangecom, Macleane e Romildo dos Santos, que naquele ato representou o proprietário da empresa, Aristides.


O objetivo da reunião foi finalizar a situação da Plangecom e Vale sobre os boatos das vagas de empregos, dando conta de que a Plangecom estaria contratando pessoas para o Serra Leste. Segundo Romildo Santos, a Plangecom já tem 14 anos de parceria (contratos) com a Vale e diz ter, de início, três prioridades de obras; e mensura que o efetivo é de apenas 30 a 35 pessoas da área civil e mecânica, além de administrativo e serviços gerais para equipe de apoio. “Desde o encarregado ao engenheiro civil, a Plangecom tem todos os critérios profissionais para serem contratados em suas áreas. Sabemos e temos ciência que vamos contratar mão de obras de Curionópolis, até então a logística é mais viável, mas vamos exigir mão de obras qualificadas. Todos que preencherem os quesitos para a função, claro, serão aprovados de acordo com suas funções, mas o que podemos enfatizar é que no máximo serão 35 vagas”, detalha Romildo.
Número questionado pelo vereador Wilson do Fórum, que pede para que a Plangecom disponibilize mais vagas para Curionópolis, pois a demanda de pessoas desempregadas é muito grande.
Pedido reforçado pelo vereador Paulo Higino, para que as empresas Vale e Plangecom vejam com carinho mais vagas, pois em Curionópolis, assim como no Distrito Serra Pelada, existem muitos jovens desempregados.

O Secretário Municipal de Planejamento, Hailton Curcio, questiona quais os critérios para a pessoa participar das vagas, e sugere que é preciso que eles tenham que comprovar residência em Curionópolis.

Para que se evite a quebra da prioridade, o vereador Francisco Aderbal, pediu para que a Plangecom coloque um RH que conheça as pessoas de Curionópolis para que não comentam erros de contratar pessoas que não seja deste município; e pediu ainda para a empresa ver a possibilidade de abrir um escritório em Curionópolis, assim dará, em sua opinião, mais credibilidade para a cidade gerando emprego e renda.

Para dar segurança, Romildo diz que o documento de comprovação será o título de eleitor, meio eficaz para não cometer o erro de contratar pessoas que não sejam de Curionópolis. E que, após a seleção feita, os que não forem contratados neste momento, ficarão no banco de dados e automaticamente na fila de espera para serem contratados de acordo com as demandas da empresa, a serem lotados em vagas que serão disponibilizadas em breve.

Outra preocupação de Adonei Aguiar é o aquecimento do comércio local, por isso pediu para que a Plangecom priorize também as compras no mercado de Curionópolis, fomentando assim o comércio local. “Esse é nosso pedido, tudo que a Plangecom for usar na obra do Serra Leste priorizar nosso mercado, em tudo que puder comprar, tendo aqui, meu pedido é que compre aqui, assim vamos fomentar e abastecer o comércio, além de gerar emprego e renda”, pediu Adonei, já sendo atendido de pronto pela empresa que disponibilizou a contratação dos veículos e material necessário para aumentar o número de empregos e renda em Curionópolis.

Reportagem: Francesco Costa

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu