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Prefeitura de Parauapebas divulga nota sobre processo licitatório de lâmpadas de led

Uso de lâmpadas “super LEDs” garante economia de R$ 1 milhão mensal ao município

A Prefeitura de Parauapebas esclarece que o processo licitatório para troca de todo o parque de iluminação pública do município foi concluído, porém o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em Belém, atendeu ao pedido de uma empresa participante da licitação e emitiu cautelar suspendendo o processo.

Ressalte-se que o questionamento da empresa é sobre a modalidade do processo e não sobre valores. A prefeitura apresentou defesa junto ao tribunal, solicitando parecer. O governo está confiante que o resultado será positivo, o que dará ainda mais respaldo para a realização do serviço de melhoria da iluminação pública de Parauapebas, um anseio de toda a população.

A licitação tem a finalidade de trocar todo o sistema, que é obsoleto e oneroso. O novo projeto prevê a implantação e manutenção de iluminação super LED em todo o município, inclusive na zona rural. Para que se compreenda melhor, basta comparar: as lâmpadas atuais apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original, portanto, não iluminam adequadamente.

Já a super LED, além de ser bem mais econômica, emite luz na cor “branca neutra”, semelhante à da lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e sua durabilidade é três vezes maior que a convencional.

ECONOMIA

A troca completa de todas as luminárias da cidade para o um novo sistema vai representar uma grande economia ao munícipio, ao contrário do boato das redes sociais. Hoje, Parauapebas gasta cerca de R$ 2,6 milhões, por mês, para manter o atual e ineficiente sistema. Com a nova tecnologia super LED, passará a gastar R$ 1,6 milhão, por mês, com a empresa vencedora da licitação tendo que assumir a substituição e manutenção do parque, que possui 34 mil iluminárias . O índice máximo de pagamento máximo do município será de 3%, para ter um produto moderno com garantia de sete anos e vida útil de aproximadamente 10 anos.
Ao contrário do que foi propagado nas redes sociais, a prefeitura desconhece o orçamento de R$ 30 milhões para o serviço. Na realidade, o valor aproximado é de R$ 100 milhões para pagamento no decorrer de cinco anos, já plenamente demonstrado que será custeado pela CIP – Contribuição de Iluminação Pública, paga pela população e que, com a Super LED, poderá finalmente receber um serviço público de qualidade.

Resumindo, o pagamento de R$ 100 milhões em cinco anos representa um desembolso, para a prefeitura, de R$ 1,6 milhão, por mês, para substituição e manutenção de 34 mil pontos de iluminação pública, com garantia de sete anos de um produto de alta qualidade e que proporcionará maior segurança e, portanto, mais tranquilidade à população.

GANHOS REAIS PARA A POPULAÇÃO

Iluminação pública melhor e mais barata, com grande visibilidade, além de outros benefícios como mais segurança e trânsito melhor.

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