Publicidade
Educação

Prefeitura de Parauapebas, UFRA e UFPA formam mais 66 educadores

Superação e conquista. Essas palavras representam muito bem a trajetória e o recebimento do diploma dos formandos que viram no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) a realização de um sonho: a graduação. O programa, que é fruto de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e as universidades federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra), entregou ao município e região somente neste mês de agosto 66 novos licenciados.

Ao todo, foram três formaturas durante o mês. As duas primeiras de licenciatura em pedagogia, sendo uma da UFPA, ocorrida dia 5, e a outra da Ufra, dia 19. Já a última, realizada na noite do sábado, 26, foi da turma de licenciatura em língua inglesa, também da UFPA.

As solenidades de colação de grau foram realizadas na Câmara Municipal de Parauapebas e contaram com a presença de amigos e familiares dos formandos, além de autoridades municipais e das instituições envolvidas, entre os quais o vice-prefeito Sérgio Balduíno, a coordenadora geral do Parfor/UFPA, Izabel Cristina Colares; o coordenador do curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa, Antônio Sergio Pinto da Costa; a diretora do Campus da Ufra, Kaliandra Alves; a coordenadora do Ceup, Tânia Brunelli e o coordenador local do Parfor, Sérgio Ávila.

A graduação era um sonho realizado para a maioria daqueles que conquistaram o diploma, como é o caso da Rosana dos Santos Silva, cuja sensação é de dever cumprido. “Hoje é um dia de muita felicidade, pois mais uma etapa da minha vida foi concluída. Esta é minha primeira graduação. A oportunidade chegou e eu abracei com todas as forças. Quero agradecer ao prefeito Darci e ao secretário Raimundo Neto por investir e valorizar cada vez mais os professores. Agradeço também à universidade pela oferta de ensino de qualidade”, externou a licenciada em Língua Inglesa.

A MISSÃO DE EDUCAR

O reitor da Ufra, professor Marcel Botelho, presidiu a cerimônia de outorga de grau dos alunos da turma de pedagogia/Ufra. Em seu discurso, ele parabenizou os novos acadêmicos e elogiou o grande empenho e investimento da prefeitura em relação ao ensino superior.

“Investir na formação de professores foi algo novo para instituição, mas apesar do desafio é extremamente gratificante poder capacitar educadores. Eles fazem a diferença na vida dos estudantes, que futuramente serão também alunos da universidade. E nós temos a certeza de que os frutos do investimento serão colhidos em breve, e Parauapebas só tem a ganhar com isso”.

A cerimônia de colação de grau da turma de pedagogia da UFPA também contou com a participação do vice-reitor da instituição, professor doutor Gilmar Pereira, que na ocasião manifestou seu orgulho e alegria em participar do evento e falou sobre a atuação da universidade.

“É com muita alegria que nós da universidade entregamos mais profissionais para atuarem na educação básica. É interessante ressaltar que a UFPA tem o maior atendimento pelo Parfor do Brasil. Começamos em 2009 e já formamos seis mil alunos em todo o Estado. Ao qualificar o professor para atuar na educação básica, nós estamos dando uma grande contribuição para o desenvolvimento do Estado e dos municípios”.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, que participou das três cerimônias, enfatizou a verdadeira missão do professor como agente transformador da realidade educacional e social. “Ensinar exige comprometimento. É preciso formar profissionais com visão de uma educação que construa cidadãos conscientes, por isso esse nobre papel recai sobre os professores. A nossa missão é de educar e contribuir com o desenvolvimento cultural, partindo de valores éticos e morais”.

POLO PARAUAPEBAS

O Parfor tem investido na melhoria da qualidade da educação e impactado positivamente o ensino e a aprendizagem. Em Parauapebas, o programa iniciou suas atividades em 2010 e de lá para cá já formou 11 turmas dos cursos de licenciatura em educação física, ciências naturais, computação, pedagogia, física e língua inglesa, beneficiando um total de 294 professores oriundos de oito municípios: Curionópolis, Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento, Água Azul, Goianésia, Rio Maria e Parauapebas.

Atualmente, existem duas turmas em andamento: Pedagogia e História, que devem ter suas atividades concluídas em 2018.

Reportagem: Rebeca Rosa e Messania Cardoso

Publicidade

Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing LTDA-ME
CNPJ: 05.200.883.0001-05 Parauapebas-Pará-Brasil
(94) 99121-9293 | (94) 981342558

Todos os direitos reservados © 2017 Pebinha de Açúcar Comunicação & Marketing Ltda-ME
Desenvolvimento Web: Agência Maktub

To Top
error: Reprodução proibida!