Publicidade

Prefeitura vai realizar curso sobre “boas práticas manejo do açaí”

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), vai realizar, no próximo 1º de novembro, das 8h às 14h, um treinamento com empreendedores locais sobre o manejo correto do açaí.

O curso será ministrado por profissionais da Vigilância e as inscrições podem ser feitas na sede da Semdec, na Feira do Produtor e Mercado Municipal, das 8h às 14h, até a véspera do início do curso (31). Os participantes vão receber certificado.


Manejo e venda do açaí

A estimativa da administração é que atualmente existem pelo menos 13 pontos legalizados de comercialização de polpas de açaí puro em Canaã dos Carajás. A preocupação da prefeitura é garantir que o fruto seja batido seguindo padrões sanitários corretos, evitando assim a contaminação, principalmente em relação ao parasita Trypanosoma cruzi, presente nas fezes do barbeiro, e causador da “Doença de Chagas”.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a região norte concentra 68% dos casos da doença no país, e estima-se que o Pará concentre sozinho mais da metade dos casos. O açaí, evidentemente, não é o vilão. Consumir o fruto faz parte da cultura e da identidade da região e sua comercialização é fundamental para a economia. Por isso, garantir que a produção da polpa siga um padrão sanitário correto é fundamental.

Sobre a Vigilância Sanitária

A divisão de Vigilância Sanitária de Canaã integra o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as atribuições, está a de promover e proteger a saúde da população, com ações preventivas e de intervenção nos problemas sanitários.

Nesse sentido, a Vigilância promove fiscalizações, orientações e capacitação de empreendedores e colaboradores, por meio de cursos, palestras e reuniões.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu