PROERD beneficia centenas de estudantes em Curionópolis

PROERD beneficia centenas de estudantes em Curionópolis

Foi graças à parceria entre Polícia Militar do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Curionópolis, que 435 estudantes que cursam o 5º e 7º ano, participaram do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (PROERD).

Na formatura, ocorrida na noite do último domingo (10), dentro da abertura as festas natalinas, autoridades e a população testemunharam a solenidade especial para os participantes do projeto que teve como finalização, uma redação, sendo escolhidas três de cada turma para receber premiação de acordo com suas colocações.

As três melhores redações dos estudantes do 5º ano foram confeccionadas pelos alunos:

3º colocado: Graziele Viana Guimarães, estudante da Escola São Benedito;
2º colocado: Elimar Souza de Ribamar, estudante da Escola Juscelino Kubistchek;
1º colocado: Kaylany Dias Sousa, estudante da Escola Jucelino Kubstchek.

Também receberam destaques as redações dos alunos do 7º ano:

3º colocado: João Vítor Pereira, estudante da Escola Santos Dumont;
2º colocado: Thais Medeiros de Sá, estudante da Escola Nossa Senhora das Graças;
1º colocado: Rayssa Oliveira dos Santos, estudante da Escola Jucelino Kubstchek.

 

De acordo com a coordenação do PROERD, o programa tem caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.

O programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais Instrutores PROERD, educadores, pais e comunidade, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

Sobre o objetivo do programa, de acordo com os coordenadores, surge diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias.
Assim o programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:

1. Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;
2. Ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas;
3. Ensinar os estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos;
4. Trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

Na opinião do prefeito Adonei Aguiar, dado o momento em que vivemos, o programa veio em boa hora para orientar as crianças do município. “Vivemos momento de perda de valores e fragmentação da família. Sendo assim, as crianças ficam desassistidas se torando presas fáceis para os aliciadores que termina por convencê-las a partir para o mundo das drogas. Acredito que com as orientações recebidas neste programa, elas se tornaram mais resistentes e até multiplicadoras do que aprenderam”, avalia o prefeito de Curionópolis.

Reportagem: Francesco Costa

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle