Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Professores de Canaã dos Carajás e Paraupebas recebem certificado do IEE em esporte educacional

Depois de quatro capacitações ao longo de 2016, o projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta a Canaã dos Carajás para o quinto e último módulo do ano. Nos dias 13 e 14 de setembro, a partir das 8h, no auditório do CIAC/SINE, serão realizados o Seminário de Boas Práticas e a solenidade de encerramento do segundo ano do projeto na cidade, com a presença de representantes do IEE e de profissionais de educação de Canaã e de Parauapebas. O projeto conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal e parceria da Fundação Vale.

No primeiro dia da formação, na terça-feira (13), os 50 professores de Canaã e de Parauapebas, mais dez tutores irão se preparar para a apresentação dos projetos que foram aplicados durante os meses de agosto e setembro nas escolas da rede dos municípios de Canaã e Parauapebas. Eles serão expostos na manhã no dia seguinte, no Seminário de Boas Práticas.

“Será um momento de avaliar os conteúdos e o impacto dos quatro encontros no dia a dia da escola. Os professores foram evoluindo enquanto grupo e percebendo a necessidade de registrar suas práticas pedagógicas e ampliar os estudos para outras áreas de aplicação, e não apenas a que eles dominam” ressalta a formadora do IEE, Cibelle Borges. Junto a Natália Santos, elas são responsáveis pela formação no município.

Além do Seminário, na quarta-feira, pela tarde, será realizada a solenidade de encerramento do segundo ano do projeto, com a presença dos gestores dos municípios e dos diretores e coordenadores escolares que também participaram de reuniões de formação e apresentaram seus resultados. Professores, gestores, tutores e os municípios receberão um certificado de conclusão do ciclo.

“Os professores de Canaã dos Carajás e Parauapebas têm uma característica ímpar de participação, que contribui positivamente para as construções. Podemos perceber o quanto o grupo amadureceu e ampliou a compreensão sobre a metodologia, deixando as discussões mais críticas e reflexivas. Na avaliação escrita e oral, tivemos 100% de satisfação”, comenta a formadora do IEE Natalia Santos.

“Estou muito feliz por participar do projeto. Posso afirmar que a jornada de aprendizagem foi muito significativa para minha prática pedagógica e percebo o quanto aprendi e cresci profissionalmente, socialmente e culturalmente. Estar nesta caminhada me faz ser um educador melhor”, afirma o professor tutor Hugo Clézio Andrade dos Santos, da Escola Carmelo Mendes.

Formação Continuada de Professores da Rede Pública

O projeto está no seu quarto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Neste ano, o projeto atua em 19 cidades de sete estados (Pará, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul) com o objetivo de capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município tem cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.

Sobre a Fundação Vale

A Fundação Vale busca promover o esporte como fator de inclusão social, educação, cidadania, saúde e convivência, incentivando a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades. Um dos seus focos na área de esportes é o fortalecimento de atividades esportivas na escola, razão pela qual apoia o projeto de formação de professores do IEE.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário