Programa Saúde na Escola detecta alto índice de crianças com sobrepeso em Parauapebas

Programa Saúde na Escola detecta alto índice de crianças com sobrepeso em Parauapebas

O programa está sendo desenvolvido em 27 escolas do município

Está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante este mês, o Programa Saúde na Escola. Em Parauapebas, a programação contempla 27 instituições de ensino da rede municipal. As atividades consistem em promover palestras para orientar pais e alunos do perigo da má alimentação, tendo em vista que já foi possível identificar um alto índice de crianças com sobrepeso.

De acordo com relatório conjunto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), a obesidade e o sobrepeso vêm aumentando no Brasil assim como em toda a América Latina e Caribe, com um impacto maior nas mulheres e uma tendência de crescimento entre as crianças.

Para reverter este cenário, não há outra forma senão adotar hábitos alimentares mais saudáveis.
“O programa é muito importante para amenizar a obesidade nas escolas. O objetivo é propagar a saúde com o intuito de que cada vez mais os estudantes possam buscar uma alimentação mais saudável”, destaca a nutricionista, Maria Luiza Cavalcante.

Além de comprometer a saúde, a obesidade prejudica a relação social de forma significativa. “Às vezes, o aluno com sobrepeso não consegue interagir diante de uma brincadeira com os colegas. Então, a mudança de hábitos na alimentação ajuda a elevar a autoestima do estudante”, destaca Francisca Leite, diretora da Escola Municipal Eduardo Angelim.

Programação em Parauapebas

No período de 11 a 13 de dezembro, as atividades serão realizadas na Escola Municipal Novo Horizonte, localizada no bairro Jardim Canadá.

Na quinta-feira, 14, a programação será desenvolvida nas Escolas Municipais Elisaldo Ribeiro e Josias leão.

Na sexta-feira, 15, é a vez de atender os alunos da Escola Municipal Carlos Drummond.

Na segunda-feira, 18, será na escola Municipal Chico Mendes.

Na terça-feira, 19, na Escola Municipal Machado de Assis.

Na quarta e quinta-feira, 20 e 21, será na Escola Municipal Olga da Silva

E na sexta-feira, ocorrerá na Escola Municipal Paulo Fonteles.

OBS: Todas as ações vão acontecer no horário de 08h às 15h.

Sobre Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida. Para consolidar a ação dentro das escolas foi elaborada uma metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle