Publicidade

Projeto da ONU busca melhorar a qualidade de vida da população em Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás é o único município do interior do país que possui um escritório de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU)

Você já ouviu falar sobre a Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU? É uma organização internacional formada por 193 países que se reuniram para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento do planeta.


No Brasil, a ONU possui mais de 20 agências localizadas em várias capitais do país. Desde abril desse ano, a cidade de Canaã dos Carajás possui uma representação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. O município é o único do interior do país a possuir um escritório regional das Nações Unidas.

O que é o PNUD?
O PNUD contribui para o desenvolvimento humano, trabalha no combate à pobreza e auxilia na implantação de políticas para o crescimento do país. Por meio dos seus projetos e conhecimentos, o PNUD contribui com governos, empresas e sociedade para a construção de uma vida mais digna.

Ao saberem da instalação do escritório regional na cidade, algumas pessoas perguntam: por que o PNUD está em Canaã dos Carajás? Nós estamos aqui para desenvolver o projeto Aliança para o Desenvolvimento, por meio de uma parceria com a Fundação Vale e com o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.

O projeto Aliança para o Desenvolvimento
O objetivo do projeto é contribuir para melhorar a realidade de Canaã dos Carajás, buscando oportunidades para o crescimento econômico e social, reduzindo as desigualdades e incentivando a participação da população. Para alcançar estes objetivos, representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público local, se dispuseram a trabalhar e, formou-se então, o Grupo de Trabalho Local, o GTL.

Por meio do levantamento de informações (chamados de leituras técnicas, comunitárias e compartilhadas), o GTL está realizando diagnósticos sobre a cidade, apontando pontos positivos e negativos nos bairros de Canaã em mapas, também conhecidos como cartografias estratégicas. A partir da análise dos dados coletados e dos demais documentos existentes que retratem as diversas realidades encontradas, serão definidas quais áreas e temas serão prioritários para o município e quais projetos e ações serão desenvolvidas para melhorar esse cenário.

Leituras Comunitárias
Neste mês, as atividades serão realizadas nas comunidades da área urbana do município Em setembro, este trabalho será realizado nas vilas de Canaã, na zona rural. A proposta é ouvir a opinião das pessoas sobre a realidade dos bairros, momento em que os cidadãos poderão refletir e dialogar sobre o território onde vivem. Esta etapa do projeto Aliança para o Desenvolvimento é chamada de Leitura Comunitária.

O GTL é um grupo aberto e qualquer pessoa residente no município pode participar dos encontros e das atividades. As reuniões são realizadas na primeira quinta-feira de cada mês, às 18h, no escritório do PNUD, localizado na Rua das Palmeiras, nª 63, no Bairro Nova Canaã (perto da caixa d’água).

Mais informações sobre o projeto: Régis Alves – Analista de Comunicação
Telefones: (94) 9197-4755 / (94) 3358-1539
E-mail: reginaldo.alves@undp.org

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu