Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto educacional de robótica do Pará é representado no MIT (EUA)

Imersão em Boston (EUA) faz parte do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil, realizado pelas duas organizações para apoiar projetos inovadores em educação

Entre os dias 7 e 12 de maio, um grupo de 12 brasileiros apoiados pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab — laboratório de inovação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) — participará de uma série de atividades relacionadas à aprendizagem criativa em Boston, Massachusetts (EUA). Raimundo Xavier e Sebastião Fonseca, do Projeto Social Robótica Educacional Ação Parceiros de Santa Bárbara (PA), fazem parte do grupo que estará nos Estados Unidos nesta semana.

A viagem é um dos benefícios do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil, promovido em uma parceria das duas organizações. No programa, os participantes ganham uma bolsa, participam de eventos de inovação na educação e recebem acompanhamento para desenvolverem seus próprios projetos durante um ano.

“O Desafio Aprendizagem Criativa Brasil permite que pessoas de diferentes trajetórias se unam em uma poderosa troca de ideias”, diz Camila Pereira, Diretora de Educação da Fundação Lemann. “Estamos animados com os projetos que estamos apoiando este ano, que marca a segunda edição do Desafio, e com o potencial de transformação para a educação que eles têm”, completa.

Projeto Social Robótica Educacional Ação Parceiros

O Projeto Social Robótica Educacional Ação Parceiros consiste em desenvolver o ensino teórico e prático da Robótica Educacional, para população de baixa renda, na comunidade de alta vulnerabilidade social do Município de Santa Bárbara, situada a 45km, da capital Belém. O projeto desenvolve atividades mão-na-massa focada nas disciplinas: Educação Criativa, Leitura, Matemática, Eletrônica, Programação, Robótica, Comportamental (cidadania;valores éticos) e Inglês.

Aprendizagem Criativa em Boston

Durante a semana em Boston, o grupo entrará em contato com novos conceitos da Aprendizagem Criativa e conhecerá de perto o trabalho do Lifelong Kindergarten Group (LLK) do MIT Media Lab. A agenda também prevê momentos para que os participantes compartilhem suas percepções sobre os desafios e oportunidades da educação brasileira com pesquisadores e a comunidade do MIT Media Lab.

“É sempre muito bom receber os fellows brasileiros. Eles trazem perspectivas e experiências muito diferentes das que temos. O resultado é uma troca de aprendizagens riquíssima para todos”, comenta Leo Burd, diretor do Lemann Creative Learning Program no MIT Media Lab.

Parte da semana em Boston também será dedicada a visitas a organizações educacionais parceiras do MIT Media Lab na região. Entre elas, encontram-se escolas inovadoras como NuVu e Acera, e espaços de aprendizagem informal, como Parts and Crafts e South End Technology Center.

“Esperamos conhecer novas ideias que possamos implantar na comunidade. Também estamos animados para conhecer os criadores e mantenedores das ferramentas que tanto usamos, como o Scratch e Appinventor. Além disso, poderemos apresentar um pouquinho das histórias que vivenciamos na comunidade e das nossas ações junto aos alunos e pais”, contam Raimundo e Sebastião.

No último dia no MIT Media Lab, 12 de maio, os brasileiros participarão do Scratch Day (Dia do Scratch), uma rede global de eventos nos quais as pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, a plataforma de programação gratuita e comunidade online para crianças. Os eventos do Scratch Day reúnem jovens da comunidade Scratch para que eles compartilhem projetos, aprendam uns com os outros, e deem as boas-vindas aos recém-chegados. No ano passado, foram mais de 1000 eventos organizados ao redor do mundo.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário