Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Rede de Cultura busca fortalecer o segmento nos municípios da região

Há cerca de dois meses um projeto novo foi iniciado com o intuito de fortalecer a cultura da região. Trata-se da Rede de Cultura dos municípios do Sudeste do Pará. O grupo reúne pessoas de diversos municípios que visam buscar por meio da troca de experiência e incentivos, desenvolver as atividades cultuais de suas respectivas localidades.

O segundo encontro da rede de cultura foi realizado na manhã da última terça-feira, 24, no Centro Mulheres de Barro, localizado no bairro Rio Verde, em Parauapebas.
A coordenadora do centro reforçou que o objetivo era se unir para elaborar ações do grupo. “Estamos num território onde o acesso ao conhecimento é um pouco restrito. Então, essas ações colaborativas vêm contribuir, principalmente com aqueles que estão enfraquecidos, e assim buscarmos resultados positivos”, ressalta Sandra Santos.

Vanda Américo, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, destacou o papel do poder executivo, das entidades, associações, Conselho de Cultura, entre outros no desenvolvimento cultural dos municípios e afirmou que a busca por incentivos financeiros é essencial.
“A gente precisa fazer projetos para 2018. Para que a gente apresente esses projetos na Câmara Federal, aos nossos deputados e senadores, com o objetivo de conseguir emendas para a cultura da nossa região”, diz Vanda.

 

Representantes da Fundação Vale contribuíram com o momento dividindo conhecimento e até mesmo compartilhando experiências. Para Cátia Weirich, Coordenadora executiva da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, o objetivo da Rede da Cultura de certa forma e dar apoio aos produtores culturais.
“Há muitas possibilidades e poucos recursos, juntos na Rede a agente vai articular acima de tudo nossas oportunidades e recursos para fazer acontecer”, reforça Cátia.

Jhon Jhon Meireiros, Coordenador de artes cênicas da secretaria municipal de Cultura de Parauapebas, participou e interagiu bastante mediante as discussões propostas. Para ele, a formação da Rede pode ser resumida em uma palavra e explica o motivo.
“Fortalecimento, é essa a palavra. Essa ação vai fortalecer o segmento em Parauapebas e os demais municípios da região”, destaca Jhon.

Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário