Banner Educar


Reunião define demandas para cursos de qualificação

Com objetivo de levantar as principais demandas das empresas locais relacionadas à qualificação de mão-de-obra para capacitar, por meio de cursos e orientação vocacional, os beneficiários de programas sociais em Parauapebas, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira (06).

Marcaram presença no encontro representantes do governo federal, estadual e municipal, assim como das demais cidades que serão impactadas pela duplicação da Ferrovia Carajás: Marabá e Canaã dos Carajás. Estiveram presentes também representantes da iniciativa privada, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Nacional Rural (Senar), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Durante o encontro, foi apresentado o Programa Acessuas Trabalho, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), assim como qual será a atuação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Parauapebas por meio do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC) no âmbito do Brasil Sem Miséria (BSM).

Como resultado da reunião, foi definido que a empresa Camargo Corrêa, uma das envolvidas na obra de duplicação da ferrovia, deverá refinar a lista de cargos e quantitativo de vagas que poderão ser absorvidas com os usuários formados pelo PRONATEC.

Luciano Maduro, representante do MDS, se comprometeu de verificar a possibilidade de aumentar o número de vagas de cursos ofertados, ainda esse ano, para o município de Parauapebas. Outro encaminhamento da reunião foi o agendamento de futuros encontros entre a equipe do Acessuas Trabalho, secretária municipal de assistência social, Leudicy Leão, e a empresa Vale, a fim de planejar novas ações.

O PRONATEC/BSM oferecerá ao longo de 2013, para a população considerada em vulnerabilidade e/ou risco social, somente no município de Parauapebas, um total de 316 vagas. Entre os cursos a serem ofertados estão: Auxiliar Administrativo; Operador de Caixa; Recepcionista em Serviços de Saúde; Agente Comunitário de Saúde; Almoxarife; Camareiro em Meios de Hospedagem; Recepcionista; Manicure e Pedicure; Vendedor; Pedreiro de Alvenaria; Armador de Ferragens; Pedreiro de Alvenaria Estrutural.

Pronatec e Acessuas
O PRONATEC/BSM oferece cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SEST SENAT entre outros).

A Semas executa por meio do Programa Acessuas Trabalho, as ações de mobilização dos indivíduos e famílias em vulnerabilidade social, sobre as oportunidades de acesso e de participação em cursos de formação e qualificação profissional, programas e projetos de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão-de-obra;

Faz parte também do trabalho realizado pela equipe do Acessuas, o encaminhamento de usuários para se cadastrarem no CadÚnico, assim como para o preenchimento das vagas ofertadas em cursos de formação e qualificação profissional; prestar apoio sócio-assistencial, nos casos em que se fizer necessário, aos usuários participantes dos cursos ofertados; oferecer serviço de orientação vocacional; encaminhar para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) aqueles usuários que não possuem documentação; direcionar para fazer cadastro no Sistema Nacional do Emprego (Sine).

Reportagem: Luciana Queiroz/Karine Gomes

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!