S11D: Maior projeto da história da mineração completa um ano em Canaã dos Carajás

S11D: Maior projeto da história da mineração completa um ano em Canaã dos Carajás

Este mês é de comemoração para a Vale. O maior projeto da história da mineração, o Complexo S11D Eliezer Batista (S11D), que fica localizado em Canaã dos Carajás (PA), completou um ano de operação com a estimativa de produzir 22 milhões de toneladas de minério de ferro em 2017. O sistema truckless (conjunto de escavadeira, britadores e correias transportadoras) iniciou sua operação de forma antecipada em relação ao cronograma original do projeto e está performando acima do previsto para o primeiro ano de ramp up.

De janeiro a novembro, a produtividade chegou a 6,5 mil de toneladas por hora para uma capacidade de 8 mil de toneladas por hora. Em 2018, a expectativa de produção é de 50 a 55 milhões de toneladas. Em 2019, a previsão é de 70 a 80 milhões, atingindo a capacidade de 90 milhões de toneladas em 2020.

O S11D

Maior investimento privado realizado no Brasil nesta década, o Complexo S11D inclui mina, usina, logística ferroviária e portuária. Com investimentos de US$ 14,3 bilhões, o S11D impacta positivamente as exportações brasileiras, trazendo novo impulso ao desenvolvimento econômico e social do país, em especial aos estados do Pará e Maranhão. As operações da Vale em Minas Gerais também foram beneficiadas, já que parte do minério nelas produzido vem sendo misturado (blending) com o minério do Sistema Norte, composto pelas minas do S11D e Carajás, favorecendo a competividade do minério brasileiro no mercado internacional.

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!
Portal Pebinha de Açúcar 11 anos | Você merece o melhor conteúdo!
toggle