Publicidade

Saaep leva “Programa 5R” para zona rural de Parauapebas

Nesta terça-feira, dia 03 de junho, o SAAEP, junto com a Secretaria de Meio Ambiente, esteve na Estação do Conhecimento, APA do Gelado, na abertura da 19ª Semana de Meio Ambiente de Parauapebas.

A autarquia aproveitou a oportunidade e levou para a comunidade rural da APA do Gelado seu programa de reaproveitamento de materiais recicláveis, o 5R. Através de oficinas práticas o SAAEP ensinou como manipular jornal e transformar em objetos úteis para o dia-a-dia; na oportunidade, moradores, professores e crianças da APA, aprenderam como fazer tigelas, descanso de panela, jogo americano, porta retratos, entre outros objetos de decoração e uso doméstico utilizando apenas jornal e cola branca.


A segunda oficina oferecida foi a de manipulação de garrafas pet, onde os participantes tiveram a chance de aprender como fazer uma boneca reaproveitando o reciclável.
Além das oficinas, o que despertou muita curiosidade foi a exposição de reaproveitamento de recicláveis, que mostrou todos os objetos já feitos pelo SAAEP através do programa, tais como bonés, chapéus, porta-retratos, jarros e panelas; e o tutorial para o morador do campo sobre como conservar e manter a água limpa em cacimbas e poços rasos.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do SAAEP, Gina Mikawa, “a oficina de reutilização de materiais recicláveis, além de contribuir para a proteção da natureza e do meio ambiente garantindo a sustentabilidade do planeta, também é uma prova de que é possível garantir uma renda extra com a comercialização de produtos confeccionados com materiais recicláveis diversos. E a natureza agradece”.
O programa 5R é realizado pelo departamento de educação ambiental do SAAEP e desenvolve palestras e oficinas, com objetivo fundamental de sensibilizar a comunidade quanto a suas ações e o impacto ambiental que as mesmas geram na natureza.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu