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Saaep: reestruturação administrativa garante melhoria no fornecimento de água

Como parte do trabalho realizado pela Prefeitura na gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), diversas ações foram desenvolvidas com a proposta de melhorar os serviços oferecidos e o relacionamento com os usuários do sistema de água no município.

Maria Zenir Pires, moradora do Bairro União, é uma das pessoas beneficiadas com essas ações. Ela estava em dívida com órgão há mais de ano e negociou o débito. Isso foi possível graças à Lei nº 4. 536/13, que permitiu ao Saaep conceder aos consumidores com inadimplência descontos de até 100% nos juros e multas de contas em atraso no período de 2005 a 2013.


Segundo o diretor administrativo do Saaep, Wellington Feitosa, mais de cinco mil negociações foram realizadas no período de outubro a dezembro de 2013. “Temos um avanço considerado na receita, que é o foco maior dos refis”, afirma o diretor. Foram quase um milhão de reais em contas negociadas e pagas até janeiro, valor que contribuiu para o custeio e qualificação das atividades do órgão.

De acordo com o gestor do Saaep, Gesmar Costa, a reestruturação realizada em 2013 promoveu avanços em diversas áreas. Mesmo com uma economia de R$ 13 milhões no repasse efetuado pela Prefeitura (37% a menos que 2012), houve um aumento considerável na oferta de serviços e no patrimônio do Saaep. Aquisição de veículos, ferramentaria completa, material operacional e reforma e ampliação da sede do órgão são exemplos disso.

O gestor destaca que uma das metas para 2014 é dobrar novamente a capacidade de abastecimento de água no município, que já passou de 20 para 41 milhões de litros de água por dia em apenas um ano. Outro objetivo é aumentar o número de usuários cadastrados no sistema, já que atualmente são apenas 20 mil cadastros, um número pequeno perto da quantidade de pessoas que recebem água tratada em casa.

“Vamos contratar uma empresa especializada que vai executar os serviços de cadastramento, leitura e emissão de contas, além de uma outra que realizará as cobranças. Dessa forma, vamos dobrar o número de consumidores cadastrados em nosso sistema”, relata Gesmar Costa.

Para qualificar o contato com o público, foi criado o Pronto Atendimento Saaep (PAS), que diariamente recebe cerca de 100 solicitações de serviços diversos. Além do atendimento presencial, o cidadão pode entrar em contato gratuitamente pelo 0800-095-0001. Com a ordem de serviço, há uma maior rapidez na resolução do problema, que leva em média três dias para a conclusão dos serviços mais complexos.

Reportagem: Liliane Diniz / Foto: Felipe Borges

 

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