Publicidade

Sábado é ‘Dia D’ de vacinação contra raiva animal em Curionópolis

A Prefeitura Municipal de Curionópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar sábado (22) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina do município. A meta é imunizar mais 4 mil cães e gatos. Seis postos de vacinação estarão abertos para atendimento dos bichinhos.

O foco da campanha é prevenir a raiva humana. Para alcançar esse objetivo é preciso controlar a circulação do vírus, para isso a única maneira é vacinar anualmente cães e gatos. A vacina antirrábica está disponível pelo SUS e é gratuita. Somente animais a partir de três meses podem receber a vacina.


Como se pega raiva?

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, se multiplica e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

Se um cão ou gato morder alguém o que deve ser feito?

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente.Como saber se o cão ou gato está infectado?

Cães ou gatos raivosos apresentam sintomas como agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

O que acontece se um humano for infectado?

Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, em relação a de 10 dias a 2 meses, no cão.Qual é a melhor maneira de se prevenir contra raiva?

Vacinar cães e gatos uma vez ao ano.

Se alguém perder o Dia D, o que ela pode fazer para garantir que seu animal seja vacinado?

Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar o posto de saúde Planalto onde será o posto fixo para a imunização.

Procure um posto de saúde mais próximo da sua residência e leve seu animal de estimação para se proteger contra raiva!

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu