Publicidade

SAMMU será inaugurado em Parauapebas em abril

Encontrando-se atualmente em fase de conclusão de acabamentos na construção do prédio e instalação de móveis e equipamentos, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já se encontra oficialmente habilitada pelo Ministério da Saúde para funcionar em Parauapebas.

A certificação da unidade foi feita na manhã desta terça-feira (25) pela consultora nacional do Samu, Luciana Nunes, servidora pública do Ministério da Saúde, com as presenças do prefeito Valmir Mariano; secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia; coordenador local do Samu, Manoel Ilson; e da equipe de servidores que vai trabalhar na unidade.

Saraiva publicidade

Na visita de inspeção às instalações do Samu, a representante do governo federal reconheceu a unidade como uma das mais bem estruturadas que ela já visitou.

O prefeito Valmir Mariano explicou à consultora nacional do Samu que sua administração tem uma grande preocupação com a preservação de vidas, e por isso determinou que a unidade do Samu fosse dotada de estruturas que possam atender com segurança a população em momento de emergência.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde informou que inicialmente a unidade do Samu, que deve ser inaugurada dentro de poucos dias, vai funcionar com uma ambulância dotada de equipamentos, mas terá à sua disposição as demais ambulâncias adquiridas pelo município.

No momento da visita às instalações do Samu, Luciana Nunes aproveitou para explicar detalhes à equipe que vai ficar de prontidão 24 horas por dia quanto à responsabilidade de prestar o serviço tão importante de socorro à comunidade, como os preparativos da ambulância, equipamentos essenciais e os cuidados básicos que devem ter com as vítimas.

Como em todo o país, o Samu de Parauapebas atende pelo fone 192. Ao ligar para esse número, uma equipe preparada atende em Marabá, onde fica a Central de Regulação, e encaminha imediatamente o pedido para a unidade que solicitou atendimento de urgência.

Manoel Ilson, coordenador local do Samu, explicou que a equipe é composta por 13 profissionais de saúde, sendo sete técnicos de enfermagem e seis condutores de veículos de emergência, que vêm sendo treinados desde o final do mês de janeiro.

A unidade do Samu está localizada na Av. A, esquina com Rua 70, lotes 3 ao 7, no Bairro Jardim Canadá. A estrutura construída é de 476 m2 e conta com recepção, sala de equipamentos, sala de regulação, coordenação médica e de enfermagem, pátio para ambulâncias, sala de reuniões, entre outros espaços.

Reportagem: Waldyr Silva
Foto: Irisvelton SIlva

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu