Publicidade

Secretaria de Cultura inicia exposição fotográfica que retrata a história de Parauapebas

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) iniciou hoje, 9, a exposição “História da Nossa Gente”, com 42 fotos que retratam a história do município de Parauapebas desde 10 de maio de 1988, data de sua emancipação.

As fotos atraem olhares curiosos, mexem com a imaginação principalmente de quem vive na cidade. “A exposição busca apresentar aos visitantes o resgate da história da cidade. As fotos escolhidas mostram pessoas, locais importantes e momentos históricos e as transformações de nossa cidade”, explicou o secretário de Cultura, Popó Costa.


Entre as imagens estão a inauguração da estrada de Ferro Carajás, as lavadeiras da llha do Coco, a construção das primeiras pontes, tribos indígenas e o primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré. “É muito bom recordar a história e ver como a cidade se transformou em um lugar lindo”, declarou o comerciante Manoel Santos, 56 anos, que é morador do município há 20 anos.

A professora Maria do Carmo contou que ficou feliz e emocionada quando viu as imagens em exposição. “A história de nosso município é linda e merece ser exposta e conhecida por seus habitantes e visitantes. Fiquei emocionada com esse resgate de nossa história”, relatou a professora, que mora há 24 anos em Parauapebas.

O secretário de Cultura disse que, em breve, a Secult estará com o projeto museu digital disponível no portal da prefeitura. “Ainda este mês terá um espaço online com vídeos, textos e fotografias. Um projeto muito importante, pois qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá conhecer a história de nossa cidade”, informou o secretário.

A exposição se encontra no hall da Câmara Municipal de Parauapebas e durante todo este mês percorrerá por várias escolas e instituição públicas do município.

Reportagem: Liliane Diniz

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu