Banner Educar


Semana da Enfermagem será realizada em Parauapebas

Semana da Enfermagem será realizada em Parauapebas

Com o objetivo de comemorar o Dia da Enfermagem, a XVI Semana de Enfermagem em Parauapebas acontecerá no período de 14 a 18 deste mês, maio. A prévia do evento será no dia 12, quando se comemora o Dia do Enfermeiro, e no dia 20, Dia do Técnico de Enfermagem.

De acordo com Leonice de Oliveira, presidente da Associação de Enfermagem de Parauapebas, podem participar todos os enfermeiros, técnicos de enfermagens, estudantes de curso superior ou técnico de enfermagem, além de outros profissionais da saúde.

A programação é extensa e recheada de aprendizado; no dia 12 a Associação de Enfermagem de Parauapebas fará diversas atividades; dia 13 acontecerão homenagens às mães; já no dia 14 iniciam efetivamente o ciclo das palestras, no Plenarinho da Câmara Municipal, com experiências exitosas que aconteceram na saúde municipal, tanto na Alta Complexidade quanto na Atenção Básica. A palestra será proferida pela enfermeira Carmen Lúcia Castelo, sobre Hemodiálise. Em seguida, a enfermeira Maria Helena dos Santos, falará sobre UTI; além de palestra motivacional com o enfermeiro César Augusto Moraes.

No dia 15 será a abertura oficial do evento, no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), com a palestra magna e ainda uma segunda palestra; haverão ainda participações de servidores da saúde pública que contarão suas experiencias em uma mesa redonda. Haverá ainda a palestra com o diretor do HGP, Israel Pereira, com o tema “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar: um foco no planejamento”.
Depois, o enfermeiro Mauro Filho, trará a palestra “Relações interpessoais e comunicação na enfermagem”. Para relaxar, haverá atividade cultural e coffee break.

No dia 16, no CEUP, continuam as experiências exitosas na saúde pública. Palestra, PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO, com as enfermeiras Lorene Raquel e Cleice Reis. Além da palestra sobre PRÉ-PARTO, PARTO E PUERPÉRIO, ministrada pela enfermeira Raylane Silva Macedo. O dia encerra com a palestra MELHOR EM CASA da enfermeira Maria Cristina.

No dia 17, no Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas (CDC), haverá um Aulão de Zumba com o professor de educação física Lelê Nascimento. Além de orientações sobre saúde, exercícios físicos e hábitos alimentares, com a nutricionista e Coach Suzane Siqueira. Para descontrair, a atração artística Raine Cristiano.

O encerramento será no Plenarinho da Câmara Municipal no dia 18, o evento terá clima organizacional, com o psicólogo Sirleany Souza Pontes, especialista em gestão de pessoas.

O enfermeiro Dirceu Leão, falará de COMUNICAÇAO TERAPÊUTICA COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM.
O encerramento contará com palestra motivacional, com o professor Afonso Mata Vidinha que falará de instrumento de gestão do SUS – Sistema Único de Saúde.

Para participar basta procurar a Associação de Enfermagem na Rua Belém, Bairro Chácara da Lua, ou a coordenadoria de Enfermagem no Hospital Geral de Parauapebas. “Vamos aproveitar a oportunidade para fazer ação social. Por isso, cada interessado em participar, deverá doar um quilo de alimento não perecível que será doado às famílias carentes com chefes desempregados”, conta Leonice, mensurando que pelo menos 300 pessoas participem do evento.

Sobre o número de profissionais em enfermagem, Leonice mensura que tem aumentado consideravelmente atraídos pelas oportunidades de trabalho e a disponibilidade das diversas escolas e universidades existentes no Município.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Fechar Menu
error: Reprodução proibida!